4 de dezembro de 2011

RPG na França • JDR à France



Para além de um único país, iniciei uma jornada sem volta para outras terras em busca de jogos de interpretação. A primeira delas foi ao meu próprio país com sua produção ainda tímida se comparada a outros lugares, porém bastante rica vide os recentes Terra Devastada e Busca Final, além de preciosidades dos anos 90.

A segunda jornada, muito mais árdua, está sendo a terras de além mar, na França. Descobri a intensa produção de RPGs/JDRs (jeux de rôles) deste país por acaso em 2010 através do blog do Iso (www.scriiipt.com), um português fluente em francês que circula bastante nos blogs brasileiros e isso me levou a conhecer (e comprar) o excelente Les Ombres d’Esteren (As Sombras de Esteren), cujo notícia do lançamento está aqui (resenha completa em breve). Também tenho visitado sites, blogs, jogos e até a Federação Francesa de Jogos de Interpretação (www.ffjdr.org).

Há muito, muito, muito para tratar e por enquanto deixarei aqui o cartaz do evento de ontem, dia 03, a 1a Maratona dos Jogos de Interpretação (1er Marathon Jeux de Rôles) que aconteceu na cidade Carpentras, inclusive com doações para o Teleton na França.

Este evento foi incluído na Esteren Tour, do Les Ombres d’Esteren. Esta turnê acontece desde 2010, ano de lançamento do jogo.

Para facilitar, criei o marcador “França” aqui no blog: França.

Aos interessados na empreitada, a boa notícia é que sendo o francês uma língua latina há muitas semelhanças com nosso idioma, além de muitas aproximações ao inglês, facilitando para quem conhece este idioma.

Gilson




2 comentários:

Postar um comentário