31 de janeiro de 2012

Introdução ao RPG – Cidades Fantásticas - Edição 1, Volume 2

Autor: Moisés Barros


Nesta Edição:

  • Como Jogar RPG – Parte II
  • Universo CF: Prólogo
  • Criando a sua 1ª estória
  • Glossário


Como Jogar RPG – Básico para Iniciantes – Parte II

Certo! O grupo já está reunido e o material para iniciar a campanha já está em mãos (papel, lápis, borracha, conjunto de 3d6). Agora resta decidir que vai ser o mestre do jogo (MJ) = (DM: Dungeons Máster ou GM: Game Máster) ambas sinônimos em inglês.

Bom... o grupo decidiu que você será o Mestre do Jogo, então você precisa de uma estória para narrar (contar), de personagens para protagonizar, de acessórios para auxiliar em uma resposta mais eficaz frente a uma situação gerada durante a narrativa e principalmente conhecer e explicar a todos os participantes as regras do jogo, regras essas que podem ser baseadas em algum sistema ou apenas combinadas previamente entre os participantes da mesa.

Você combina com o grupo que o sistema a ser utilizado na sua estória vai ser o CF- Cidades Fantásticas.

Agora que o sistema foi decidido você vai precisar:
  1. Aventura (estória a ser narrada);
  2. Criar os personagens para a aventura;
  3. Conhecer e explicar a todos as regras do jogo e criar o seu escudo do mestre (resumo de regras de combate utilizadas no jogo).

Universo CF- Cidades Fantásticas (Como vai ser a minha estória?)

Ano de 2138 e o mundo em que, muitos no passado condenavam que seria um caos, acabou frustrando a expectativa dos mais pessimistas. Sob a influencia de “aquário”, a humanidade superou as suas diferenças e dificuldades, tendo uma era dourada em sua sociedade, evoluído em 100 anos mais do que em toda a sua historia. Áreas como Ciência e Tecnologia foram as que mais se destacaram embora todo esse desenvolvimento. O sentimento de algumas pessoas ainda persiste como sede de poder, vingança e cobiça. Estudiosos no assunto dizem que isto faz parte da genética de alguns indivíduos, o que necessitaria de muitas gerações para os genes se enfraquecerem.

Segundo outros cientistas, como o Dr. Teilor Rick, do departamento de ciências da universidade de Belém, esse desenvolvimento foi impulsionado pela radiação e fragmentos do cometa CF34, que devido a uma anomalia no campo eletromagnético do Sol, desacelerou o e estacionou na orbita da Terra por quase 1 ano, sendo pouco a pouco tracionado e engolido pela gravidade solar após esse período.


CF: Mudanças na Humanidade - Ambientação

O DNA humano está sofrendo modificações ao tentar se defender da radiação CF34, essa emitida pelo minério outrora desconhecido e batizado de Tandrilho do qual o cometa CF era composto. A radiação do Tandrilho foi trazida a sociedade pela interação com os ventos solares. Uma radiação eletromagnética que foi utilizada como veiculo pela radiação CF34. Estudos apontam que as células humanas, mais precisamente o DNA, passa a reagir e se modificar após 34 dias de exposição à radiação CF34.

Devido a esta mutação ter se iniciado por volta do ano de 2043, os descendentes dessa geração na época atual (“2138”) vem passando de forma natural sua nova genética. Esta que tornou essas pessoas mais resistentes a doenças e mais fortes, ampliando o potencial de sua mente para o desenvolvimento de habilidades e poderes fantásticos.

Enfim, o RPG Cidades Fantásticas é muito versátil. Imagine uma grande cidade ou varias cidades onde nelas podem ser encontrados vampiros, lobisomens, mutantes, magos, humanos super treinados (Ninjas, Mercenários, traficantes, policia de elite), alienígenas... o que mais a sua imaginação permitir. Podemos também através de tecnologias ou poderes viajar no tempo tanto para o passado, era medieval (Castelos, templos sagrados, batalhas épicas, feitiçaria, dragões e outras criaturas fantásticas da época) quanto para o futuro (Lutas de sabre de luz, pesquisa em novos planetas, guerras espaciais etc...).

Imagine um universo onde podem ser ambientados filmes, series e desenhos como: Conan, Senhor dos anéis, Caverna do dragão, Rei Arthur, Merlin, Gladiador, Arquivo X, CSI- Investigação Criminal, Alphas, Heroes, Kyle XY, X-Man, Homem Aranha, Vingadores, Batman, Demolidor, Hulk, Mangas, Star wars, Star trek, Stargate, entrevista com o vampiro, saga crepúsculo, lobisomens, anjos da noite... a infinidade de inspirações para se criar uma boa estória onde essa era das cidades fantásticas conteria todos esses elementos citados alem de servir de link entra a era medieval e o futuro das guerras estrelares.

Com todos esses elementos você devera criar uma estória, com inicio meio e final, onde os protagonistas serão os seus amigos e personagens controlados pelo mestre. Como dica, desenhe um esboço de um mapa, com florestas, cidades, bases secretas e coloque desafios e perigos para os personagens lutarem e superarem, e lógico recompensas para um final bem sucedido.

Continua no Próximo artigo!

Glossário:
  • Mestre do Jogo: Pessoa que vai narrar, contar a estória. = (MJ, DM, GM);
  • Protagonista: Jogador que vai assumir o papel de um personagem no jogo;
  • Protagonista NPC: Jogador controlado pelo MJ;
  • 3d6: conjunto de 3 dados com 6 faces (1,2,3,4,5,6).


0 comentários:

Postar um comentário