25 de junho de 2009

Perfil da Semana: Michael "Mwxs"

Sale povo! Hoje é dia de Perfil da Semana. Portanto vamos conhecer o RPGista da semana e o que ele pensa.

1) Qual o seu nome?
Michael Wevanne Xavier de Santiago

2) Você tem algum apelido? Caso sim, qual é?
Mike para a maioria, os mais próximos também me conhecem por "Mwxs" (pronúncia-se "Mux").

3) Qual sua data de nascimento?
25 de fevereiro de 1984.

4) Qual a sua naturalidade?
Nasci em Fortaleza, no Ceará.

5) Qual a sua formação educacional e/ou profissional? Curso o 5º semestre de Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e estou direcionando meus estudos às áreas de Gestão de Carreira e Investimentos Financeiros.

6) Você joga RPG a quanto tempo?
Comecei a jogar por volta dos 14 anos, jogo há pouco mais de 11 anos.

7) Como você conheceu o RPG?
Um primo de um amigo nos ensinou o jogo e depois sumiu nos deixou sem "tutor" algum... Hehe. Passei uns dois anos "aprendendo" a jogar num grupo que era formado apenas por um amigo e eu. Como não tinhamos muita opção, eu mestrava.

8) Qual(is) o(s) seu(s) jogo(s) de RPG favorito(s)?
O grupo de jogo que eu criei não chama-se "Mesa Aleatória" a tôa... O sistema/cenário de RPG em si é o que eu avaliu por último na hora, por mim o que importa é jogar uma boa história. Mas enfim, tenho preferência por GURPS... E mais recentemente estou lendo (e curtindo) muito um RPG chamado "Savage Worlds". Já mundos de jogo, a Era Hiboriana de Conan é meu cenário de aventuras favorito sem sombra de dúvidas!

9) Qual o tipo de personagem que você mais gosta de interpretar?
Eu gosto de jogar na maioria das vezes com personagens combativos... Guerreiros, Paladinos, Brujahs, Gangrel, etc. Não tanto pela porradeira, mas pelo espírito de luta também, que é uma característica pessoal minha (sou fã de artes marciais).

10) O que você prefere ser: mestre ou jogador?
Há tempos aprendi, meio que por livre e espontânea pressão dos amigos, a gostar de ser mestre. Hoje a idade não me permite jogar qualquer coisa, por causa da escassez de tempo. Então eu mestro para que as coisas saiam do jeito que eu gosto de jogar e que bom que os jogadores aprovam! Então a resposta é: Eu prefiro ser mestre.

11) Você está atualmente participando de alguma campanha? Caso sim, qual é?
Já há uns três anos eu mestro no grupo que criei: A "Mesa Aleatória". A proposta é mestrar "arcos de histórias" que eu chamo de mini campanhas, sempre que uma delas acaba, eu faço uma enquete mudando de sistema e cenário. As vezes acontece de voltarmos na continuação de uma aventura que anterior.Já rolou D20, Arkanun, Millenia, GURPS, 3D&T... Agora estamos numa aventura de Vampiro, a Máscara: Os Caçadores Caçados chamada "A Cidade dos Vampiros".

12) Você está participando de algum projeto ou trabalho voltado ao RPG?
Eu tenho uma visão bem social do cenário RPGístico. Procuro ter contato constante com pessoas que estão querendo fazer algo ou possuem uma boa idéia na cabeça e sempre estou disponível para dar apoio sempre e da maneira que puder. Bato papo com talentos tanto daqui de Belém quanto de outros lugares.O meu próprio grupo de jogo faz parte desta minha "visão comunitária". Criei a Mesa Aleatória para apresentar sistemas e mundos de jogo variados para o pessoal fugir um pouco de feijão com arroz Vampiro-D&D. Alguns conheceram jogos que nunca haviam jogado antes e outros até perderam o pré conceito que tinham com alguns RPGs (especialmente no caso de GURPS e 3D&T).Ultimamente, estou dando apoio administrativo e colaboração com alguns textos à "Casa de Plástico", do Fabrício Caxias e John Bogéa que tem uns projetos de RPGs e jogos de tabuleiro para lançar no mercado.

13) Qual sua opinião sobre o cenário do RPG no Pará?
Minha opnião do cenário local é a mesma da do cenário nacional: Tem muita gente "queimando o filme" do RPG, muita gente que só faz atrapalhar, e muita gente (hm... nem tantas na verdade) que quer fazer a diferença de fato.Em Belém é complicado para o hobbie dar passos maiores por causa da ausência de lojas especializadas. No máximo, algumas lojas de HQs que vendem RPGs.Apesar disso, tem gente pegando no batente por amor a bandeira, como o Bruno "Chuva Vermelha" Neves (Dia D RPG), o Yuri "Seth" Alves (D&D Game Day e RPGA Belém com o Living Forgotten Realms)... Se a galera saísse um pouco de casa e prestigiasse mais estas iniciativas o mercado iria começar a reconhecer a rentabilidade do RPG e o hobbie iria crescer junto. Infelizmente, isto não ocorre.

14) Você gostaria de deixar algum recado para os RPGistas?
Se for divertido, jogue. Se não, pule fora. RPG é um jogo, só isso. Não é para fazer mingau de zumbi com seu cérebro e nem se tornar um nerd remelento (nerd tudo bem... Remelento, tá foda! Hehehe).Sério, sempre que aparecer alguma onda RPGística na área, vamos prestigiar como puder! O RPG agradece.Acertos críticos a todos!

0 comentários:

Postar um comentário