4 de janeiro de 2010

Dogs in the Vineyard - Quer ser um cão de guarda?

"Entre as leis de Deus e as boas intenções dos fracos, está você.
Entre o povo de Deus e seus demônios, está você.
As vezes, é melhor alguém morrer do que muitos sofrerem.
As vezes, você tem que cortar o braço para salvar o corpo.
A ovelha desgarrada merece julgamento?
O pecador merece o perdão?
Você decide."

Dogs in the Vineyard é um RPG Independente que fez muito sucesso a um tempo atrás, e que até hoje deixou suas marcas em vários grupos de RPGistas. O jogo tem uma premissa bem focada: Os jogadores são Missionários/Vigilantes visitando povoados no estilo do velho oeste (mas isso não significa que o cenário sempre seja esse, existem regras flexíveis sobre construção de cenários) resolvendo problemas e mantento as pessoas dentro do caminho de deus (nem que pra isso seja necessário fazer coisas terríveis, como matar um infiel). Não sei pq, mais esse jogo me lembrou os Jedis de star wars.
Os jogadores são autoridades religiosas, fanáticos, a lei aos olhos dos fiéis. O foco do jogo são os conflitos morais - quando se é "o dono da verdade", o que acontece quando uma questão não tem uma "verdade" clara? Você impõe a sua "verdade" ? Até onde está disposto a chegar pra isso? Quando é a hora de parar? Pelo quê vale a pena arriscar a sua vida? E a dos outros?
O jogo utiliza dados de 4, 6 e 8 faces, e uma mecânica parecida com "Poker" - baseada em apostas. O jogo começa já na criação do personagem: o jogador tem que encarar um desafio chamado a iniciação, que é inventado pelo jogador, e cujo resultado será importante quando o jogo começar.

Como o o jogo é independente, não se pode esperar tanto de qualidade gráfica (Não tem nenhuma ilustração). Mas para os padrões básicos está realmente bem apresentado e atinge em cheio os jogadores-alvo, que gostam de aventuras cheias de intriga e interpretação.

0 comentários:

Postar um comentário