1 de novembro de 2009

Zumbis, alienígenas, jogos de tabuleiro: cenários brasileiros de RPG criados no Pará



Acompanhando o agregador de blogs de RPG www.rpg.blog.br, é fácil perceber a intensa produção dos cenários no Brasil. Mas um blog me chamou mais a atenção por ser exclusivamente para criação de jogos e cenários. Trata-se d’A Casa de Plástico, do Estado do Pará, curiosamente quem assinou o cartaz oficial do Dia D de 2009.

Existem diversos outros projetos de outros blogs no agregador, como um específico para Street Fighter, mas A Casa de Plástico conquista em suas abordagens totalmente ligadas ao universo do entretenimento nerd.

O cenário Apocalipsa mistura caos futurístico e ficção científica com inspirações em muitos filmes, literatura e outras fontes que sugerem o caos planetário com um acidente alienígena onde um meteoro trouxe formas de vida animalescas ao nosso planeta. Além disso há o projeto de um jogo com cartas, um ‘card game’.

O Focos Fantasy tem a proposta muito interessante de ser um jogo bastante simplificado para ser jogado por programas de computador para conversas. Provavelmente nasceu da necessidade dos próprios criadores que, como a grande maioria dos jogadores de RPG, fica sem tempo para jogar com o advento das responsabilidades do que chamo carinhosamente de Mundo Real: contas, namoro, universidade, estágio, emprego, filhos... Quem pode se dar ao luxo de jogar constantemente é um felizardo. O cenário é a fantasia medieval clássica e está disponível para download em suas etapas de testes.

E guardei o melhor para o final: Terra Devastada - Guerra dos Mortos, um projeto de jogo de tabuleiro no estilo de guerra, os famosos ‘wargames’, tomado por mortos, zumbis, aberrações genéticas criadas e outras coisas. Conversando com um dos criadores, o plano é criar o jogo de tabuleiro e um RPG com sistema sendo definido ainda. A parte profissional da equipe está sendo a busca por fornecedores nacionais para planejar a produção do jogo.

Mesmo que tenham que trabalhar nesses incríveis projetos ao mesmo tempo que precisam manter outros empregos, a equipe parece ser muito esforçada e produtiva, tendo em vista o material que postam no blog, onde fico imaginando o restante que está sendo produzido e ainda não é divulgado. Na equipe existe um biólogo que enriquece com bases científicas reais e um diretor de arte que dá vida rica às produções. Há também outro ilustrador e outras pessoas que desconheço as funções, mas todos participam dos testes das regras que são criadas e refinadas.

Gilson

4 comentários:

Fabricio Caxias disse...

O outro ilustrador é nosso garoto propaganda, quando colocamos os desenhos no blog, sempre surgem muitos comentarios, afinal o povo quer ver mais doq ler geralmente e o quarto intrgrante é nosso acessor financeiro e quase-jurídico

Gilson Rocha disse...

Valeu as novas informações, Fabrício!

Estou (re)fazendo o início da postagem para agregar no rpg.blog.

Gilson

John Bogéa disse...

Valeuu Gilsoooon!

Gilson Rocha disse...

Beleza!

Gilson

Postar um comentário