20 de junho de 2009

Projeto Belém by Night para Mesa: O Ciclo da Borracha


As décadas seguintes foram marcadas por prosperidade e progresso. Os Brujah demonstraram toda a sua habilidade em governar a cidade, levando todos a crer que o sonho de Cartago estava cada vez mais próximo de se tornar novamente real. Este estado foi alcançado através do esforço conjunto de todos, fazendo surgir um laço de companheirismo entre eles. Todo o processo culminou com o Ciclo da Borracha, no fim do século XIX, quando a cidade atingiu o seu auge econômico, tornando-se a “Metrópole da Amazônia”. Nessa época, Belém era um dos maiores centros artístico-culturais do país. Teatros foram erigidos, monumentos e inúmeras praças foram construídos, companhias de todo o mundo apresentavam-se na cidade, movimentando a vida cultural de Belém.

A prosperidade de Belém não passou desapercebida aos demais vampiros do país, atraindo os interesses dos Membros da Camarilla do Rio de Janeiro. Estes vislumbraram em Belém a chance de conquistar o segundo maior produto de exportação do país, a borracha, pois a cidade era uma das maiores produtoras de látex.

Chegara então a hora de cobrar o débito estabelecido na época da Cabanagem. O príncipe Lucas, do Rio de Janeiro, em contato com Sir Edward, anuncia a cobrança: a cidade deveria adotar o sistema de governo padrão da Camarilla, pois até então, a cidade mais parecia com um estado anárquico livre, e ter um representante direto do Rio de Janeiro em sua primigênie.

As repercussões do pedido, caso fosse aceito, traria graves conseqüências a estrutura política da cidade. Na reunião feita no dia 12 de Abril de 1901, com toda a comunidade cainita, Sir Edward coloca a polêmica situação em debate. A reação foi a pior possível. Edward, concordando com tal imposição, por ver-se sem outra saída, enfrentou duras acusações por partes de seus aliados. Tentou argumentar que esta seria a melhor decisão a ser tomada, convidando Kurt e Pierre para compor sua futura primigênie.

Kurt e Pierre eram muitos ligados às idéias de Edward. O Gangrel havia sido um dos pioneiros e já havia batalhado muito para construir uma sociedade longe da Camarilla, Pierre, por sua vez, estava praticamente fugindo dessa organização contra a qual lutou durante tanto tempo. Todavia, ambos chegaram a um consenso lógico, que tentaram passar aos outros. Era melhor tentar aceitar essa situação temporariamente, do que tornarem-se inimigos diretos da Camarilla e esperarem que a fúria dessa, já conhecida por eles, caísse sobre a cidade.

Entretanto, a comunidade cainita local, formada basicamente por Brujah e Gangrel com sonhos de liberdade, não deu ouvidos aos apelos dos dois. Achando-se traída por seu líder, iniciou-se o movimento anarquista em Belém, liderado pelo Brujah Mão Negra, que por ironia é prole de Pierre. Mão Negra, não aceitando a decisão de Edward, levou consigo a maior parte dos Brujah e vários dos Gangrel.

O enviado do Rio de Janeiro era um Grandchild de Lucas. O Toreador Maximo Biancchi Alcântara e Albuquerque chegou em Belém aos fins de 1901, marcando assim o início do principado imposto por Lucas. O clã Tremere, sabendo da organização da Camarilla na cidade, usa de sua influência e coloca na primigênie o único representante da Casa na região, o elder Lázarus Serruya, que vivia há algum tempo na cidade, estudando metamorfos.

A “Belle Epoque”, como ficou conhecido este período, foi marcada por luxo e ostentações. Barões da Borracha acendiam seus Havanas em notas de US$100,00, suas esposas mandavam seus caros vestidos para serem lavados na Europa, casas e armarinhos de produtos importados floresciam em cada esquina. Foi neste próspero cenário que Maximo chegou à cidade.

Sua primeira cartada foi transformar o então interventor municipal, Antônio Lemos, em seu carniçal. Em seus 15 anos como interventor, Lemos fez tudo possível para embelezar a cidade. Entre seus muitos feitos faraônicos, foi ele o responsável pela arborização de toda a Belém, e a criação dos famosos Túneis de Mangueiras, iluminação elétrica, bondes ingleses e a construção de um dos primeiros fornos crematórios da América Latina, dando nome ao chamado bairro da Cremação.

Apesar de inconformado, o recém-instituido príncipe teve que admitir que o Toreador estava fazendo um bom trabalho. Não o impediu de levar em frente seus planos, afinal, era sua tão sonhada cidade que estava florescendo cada vez mais. Isso o alegrava. Todavia, a política de Antônio Lemos escondia uma triste realidade, mostrando-se voltada apenas para os interesses da classe dominante. Por trás de todo esse glamour, a mendicância crescia desesperadamente e o número de prostitutas e criminosos aumentava a cada dia. Foi então que os novos anarquistas, utilizando-se de outro influente político local, Lauro Sodré, começam a fazer ferrenha oposição a Lemos.

Belém vê-se dividida em dois grupos, os Lemistas (partidários de Antônio Lemos) e os Lauristas (simpatizantes de Lauro Sodré). A oposição atuava de forma violenta. Eram muitas as críticas e atentados aos bens de Antônio lemos, culminando em 29 de Agosto de 1912 quando seus adversários, liderados por Lauro Sodré e apoiados pelos anarquistas, arrastaram Antônio Lemos pelas ruas, enquanto botavam fogo em suas propriedades, dentre elas o jornal "A Província do Pará". Depois desse incidente, Antônio Lemos retirou-se para o Rio de Janeiro, onde morreu em Dezembro de 1913.

E para piorar, as sementes de seringueira, de onde é extraído o látex, são vendidas para colônias inglesas na Ásia, acabando com o monopólio amazônico. Tal ato desestabilizou totalmente a economia de Belém. Os ingleses compravam a borracha por preços muito mais acessíveis, ainda sem correrem o risco de sofrerem os boicotes como a venda de pedras e barro misturados à borracha.

Por volta de 1915 o crescimento da cidade é encerrado de forma definitiva. A partir de então, a “Veneza Americana” entrou em decadência, e junto com ela seu príncipe. Edward culpou os mortais pelo fim da Belle Epoque e a partir de então, passou a dar mais importância as suas atividades.
----------------------------------------------------------------------
Continua...

Quem estiver interessado em participar e jogar no projeto basta enviar uma e-mail para mim (r4gabash@gmail.com) comunicando seu desejo.

0 comentários:

Postar um comentário