17 de outubro de 2011

RPG Pará no Animazon Connection

Autor: Enivaldo Junior

Olá galera! Eu sou o Enivaldo Junior.
 
 
Dessa vez, trago a vocês novidades de RPG em um evento que para alguns pode ser ou não novidade, mas estou falando do Animazon Connection 2011.
 
 
Para quem não sabe, o Animazon é um evento voltado para Otakus (amantes de Animes). Acontece a alguns anos e conta com varias atrações, como concurso cosplay (pessoas que se fantasiam de personagem) semelhante ao nosso live action, sala com jogos, exibição de animes, apresentação de bandas, comidas japonesas, danças orientais e sorteio de brindes.
 
 
Tomei a liberdade de pegar uma mensagem que fala mais sobre a historia do Animazon em Belém:
Da mistura Amazônica com Anime, eis que em 03 de Maio de 2003 surge o grupo Animazon, interessado em divulgar a cultura japonesa no estado do Pará. A resposta dessa interação se tornou tão harmoniosa que a mescla das culturas aconteceu inevitavelmente. Assim, o Animazon, que é formado por fãs de cultura japonesa, vem realizando eventos ao longo dos anos e sempre procurando inovar e trazer novas atrações para Belém. O grupo tem o intuito de promover a miscigenação da cultura japonesa com a cultura brasileira, mais precisamente com a paraense, em entretenimento para crianças e adultos, através principalmente de animes, mangás, games e músicas. Tradicionalmente, além dos mini-eventos, o Animazon organiza dois grandes eventos anuais, Animazon no Taikai (“Grande encontro do Animazon”) e o Animazon Connection (“Conexão Animazon”), um em cada semestre."


Bom, posso dizer que o Animazon é um evento voltado aos fãs da cultura pop-japonesa. O maior de Belém. Quanto à edição, não sei ao certo, mas com certeza já foram realizados mais de 15 eventos pelo grupo Animazon.


Estou falando sobre o Animazon porque recentemente o Gilson e eu entramos em contato com os organizadores do Animazon para criarmos uma parceria, que por sinal deu certo, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, infelizmente no mesmo dia do encontro do RPG Pará na Saraiva, e não pude ir para o encontro já que estava mestrando no Animazon.

No dia 15 (sábado), ao chegar no Animazon, fui para a sala e liguei o meu notebook. Não demorou muito e alguns jovens chegaram, sentaram e começaram a jogar na minha mesa, que era baseada no anime Ao No Exorcist.


Depois chegou o Fabrício Caxias que veio narrar a meu convite, mas infelizmente não pude tirar uma foto da mesa dele porque eu estava narrando, e quando notei as pessoas que estavam na mesa dele haviam ido embora, mas  é como o Gilson disse: “o importante é que quem queria jogar, ficou e jogou e se divertiu, posso afirmar”. Logo depois, chegou o Lennon que também narrou. Foi uma aventura de Naruto. O pessoal da mesa dele se divertiu muito eu imagino, já que os risos eram constantes.



Do meu ponto de vista tivemos um público relativamente grande, porque no Animazon haviam 3 salas de vídeo game, não dava pra competir, e a julgar que as 3 mesas que houveram estavam lotadas, então acho que tivemos um bom numero de participações. Ao todo 13 ou 14 pessoas, fiquei satisfeito com o resultado.
No dia 16, o primeiro a chegar foi o Lennon. Começou sua narrativa de Naruto no sistema M&M (Mutantes e Malfeitores). Mais uma vez a galera curtiu, se divertindo e dando muitas gargalhadas.



Logo em seguida eu continuei a narrativa do dia anterior, que se baseava no anime Ao no Exorcist, utilizando o sistema Storyteller, com quase todos os jogadores do dia 15. Não pude bater foto deles, mas estão nesse grupo.


A galera não parou de chegar. Curiosos ficaram de fora olhando e outros participaram das mesas. Decidi terminar a minha mesa para continuar a cobrir o evento. Assim que encerrei a narrativa, eu tomei a liberdade de sortear um livro chamado: Cães de Guerra (sistema Daemon). O sortudo do dia foi o Lucas Machado.

O Lennon saiu pra ir ao banheiro e quando voltou seus jogadores haviam saído, então decidimos jogar Terra Devastada, tendo como narrador o Fabrício Caxias. Surpreendentemente começaram a aparecer muitos jogadores. O resultado foi uma mesa cheia de gente que se divertiu muito.

Durante os dias de Animazon que tivemos eu passei uma lista pra galera assinar e dar a opinião se gostaram ou não, o resulto foi esse: 18 pessoas gostaram, 1 não, 10, não opinaram.
O resultado foi satisfatório, pois deu pra ver na expressão desses rapazes e moças que eles curtiram, espero continuar com esse trabalho nos próximos eventos que virão ainda esse mês.
Fim!

8 comentários:

Gilson Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilson Rocha disse...

Foi uma correria contra o tempo para arrumarmos os horários e narradores, mas conseguimos.

Não pude ir por conta de problemas no mundo real, mas dou os parabéns aos bravos narradores.

Gilson

Enivaldo Junior disse...

que rapido raga!! eu achei que vc fosse demorar um pouco mais a postar esse evento, proxima parada amazonia comicon, gilson conto com vc pra dar conta disso

André Mousinho disse...

Poutz, Cães de Guerra? É um "cráááássico" de sete anos atrás!!! Só não comprei porque a temática realmente não me interessou (o Daemon Anime RPG é mais fodaço pra mim), mas é um pusta livro esse aí! Ao felizardo, bom proveito!!!

Fabricio Caxias disse...

Seguindo o bom exemplo do Otaku no Matsuri, os jogadores e futuros jogadores de RPG foram até nossa sala, agora é só manter o ritmo da parceria, já que alguns RPGistas não iam a esses eventos por não querer perder seus dias de jogo, agora podem colocar mais diversão na agenda =) 2012 - RPG 2º Ano no Matsuri!

Enivaldo Junior disse...

podes crer, vamos ser como o ar estaremos em todo lugar sempre que precisarem de nós

Gilson Rocha disse...

Alem daquele evento, Enivaldo, fechaste com o Otaku no Matsuri também?

Gilson

Enivaldo Junior disse...

nao gilson por enquanto só o japao no calabouço, descobri q o mike tambem mantem contao com o luiz aranha q é um dos coordenadores do evento

Postar um comentário