5 de julho de 2011

RPG de Ficção Científica

Autor: Eder "Shintaidragao" Cruz


A ficção cientifica como gênero literário, cinematográfico ou artístico é difícil de definir. Vários críticos e autores ainda não conseguiram entrar em consenso sobre a sua definição. Isto porque esta é uma temática que evolui com o passar do tempo e aborda diversificados assuntos. (GUNN, 2005, p. 5)


Entretanto existem algumas definições que são mais aceitas.

“Ficção científica lida principalmente como o impacto da ciência, verdadeira ou imaginada, afeta os indivíduos e a sociedade. O fator ciência é o componente essencial para referenciar este tipo de fantasia literária.” (parafraseado da Wikipédia,2011)

Embora Sobchack defina ficção cientifica especificamente para filmes do gênero, sua proposta aborda todos as caracterizas presentes em uma obra deste tipo:

“Science fiction film is a film genre which emphasizes actual, extrapolative, or speculative science and the empirical method, interacting in a social context with the lesser emphasized, but stillp present, transcendentalism of magic and religion, in an attempt to reconcile man with the unknown (Sobchack 63).”

Filme de Ficção Científica é um gênero que enfatiza a ciência atual, extrapolativa  ou especulativa e o método empírico, interagindo em um contexto social com menos ênfase, mas ainda presente, o  transcendentalismo da magia e da religião, em uma tentativa de reconciliar o homem com o desconhecido (livre tradução).

Isto pode ser visto em filmes como Metropolis (1936, Fritz Lang) e Star Wars (George Lucas, 1977), por exemplo.

Como gênero literário tem-se a seguinte citação:

“Quando eu falo de ficção científica , quero dizer uma ficção em que algum elemento de ciência ou tecnologia futura é tão integral à narrativa, que esta entraria em colapso se o elemento científico ou tecnológico fosse removido.” (BOVA, Ben. Op. cit. , p. 29).

Em resumo, a Ficção científica é um gênero de historias fantásticas em que a ciência é o principal fator que conduz a narrativa e a interação entre os personagens protagonistas (jogadores) e o mundo em que estão inseridos.

H. G. Well, escritor de vários livros do gênero (Máquina do Tempo, Guerra dos Mundos etc), acreditava que, após a revolução industrial, as inovações técnicas substituíram a crença no mito de conto de fadas. Então, utilizando a temática da revolução industrial, criou um novo mito, no qual a mágica seria substituída por aparatos tecnológicos avançados. 

O blog Mochila do Mestre aborda de uma maneira interessante essa temática através do post Star Wars vs. Flash Gordon. 

Isto indica uma das diferenças entre a ficção científica e a ficção fantástica, que é a justificativa para os fenômenos que extrapolam a realidade. Na ficção científica a justificativa está na ciência, na ficção fantástica a justificativa está na magia.

Como elementos, a ficção científica geralmente, em maior ou menor grau, apresenta estes três: (desculpe não lembro o nome da autora nem sei a referência, porém é de grande valor citar):
  • O Império: Um governo, empresa, ou a sociedade que utiliza e é afetada pelo avanço tecnológico existente. Este império pode ser repressor, no qual se enquadram cenários distópicos como (1984, Shadowrunner, Cyberpunk 2020, Warhammer 40k, Paranóia), ou utópicos ( 3:16 Carnificina nas Estrelas, Admirável Mundo Novo, entre outros);

  • O Outro: representado por um ser diferente do homem, como alienígenas, humanos geneticamente modificados, robôs, inteligências artificiais.

  • A Ciência Extrapolativa: uma ficção justificada pela ciência, uma extrapolação da capacidade atual da ciência.

Estes elementos compõem uma narrativa especulativa que sempre leva a conotação do impacto da ciência na vida e na sociedade como um todo.


Em uma mesa de RPG, os personagens dos jogadores interagem com todos estes elementos citados e estão inseridos em um mundo em que efeitos fantásticos podem ser realizados através da ciência.

Para dar um ilustrada em tudo isso, assistam o seriado brasileiro “3porcento”:

Existe vários jogos de RPG de Ficção Cientifica. Citarei alguns e faltarão muitos outros, mas seria necessário escrever um livro para caber todos. ;D
  • Paranoia
  • Cyberpunk 2020
  • 3:16 Carnificina nas Estrelas
  • Millenia
  • Invasão (Daemon)
  • Abismo Infinito
  • Spell Jammer
  • Traveller
  • Eclipse Phase

Boas Idéias e Boas histórias, até!

3 comentários:

Fabricio Caxias disse...

A ficção é tão interessante que dependendo de como seja usada pode abarcar várias disciplinas para um RPG Escolar. Vou copiar e creditar a matéria pro meu arcabouço de referencias.

Ágila Cerimonial disse...

Belo texto meu querido... vc como sempre me surpreendendo. Sou sua fã!

Elves disse...

Cara, para ficção cientifica eu gosto muito do tema da ciencia extrapolativa. Pois dependendo da história fica aquela atmosfera de "nossa talvez isso aconteça daqui a algum tempo ou já esteja acontecendo". Falando de rpg,eu diria que uma história estilo experiencia q deu errado é um perfeito exemplo (resident evil ^^)

Postar um comentário