18 de outubro de 2010

Romance de Clã: Gangrel [Comentários]

Salve povo! Terminei mais um Romance de Clã. Desta vez foi o do Gangrel (por Gherbod Fleming, 1999), terceiro livro da saga épica entitulada Clan Novel ambientada no jogo Vampiro: A Máscara.

Como os anteriores, o livro é dividido em três partes:

1ª Parte: Rochas

Neste capítulo é apresentada Ramona, uma neófita Gangrel e principal personagem deste livro.

Nele é descrito, com muita qualidade, as experiências de Ramona e como ela está se acostumando com sua nova existência. Devo dizer que, neste contexto, o autor foi bem fiel às características do Clã Gangrel. O que deu mais riqueza e prazer à leitura.

No meio dos conflitos existências e da falta de conhecimento do que realmente seja, este capítulo ainda apresenta uma atração perturbadora de ramona por uma mortal chamada Zhavon. Essa atração é o que apimenta todos os acontecimentos neste capítulo e em todo o livro.

Em pequenos momentos são descritos alguns acontecimentos da capela Tremere de Nova York e que tem alguma conexão com os grandes eventos da saga. Também são descritos curtos momentos do Toreador Leopold, apresentado no primeiro livro e com passagens no segundo.

2ª Parte: Ossos

Neste segundo capítulo são descritos com mais intensidade a atração de Ramona por Zhavon, assim como seu encontro tempestuoso e caótico com Leopold.

A partir deste momento o livro ganha um clima de aventura e descoberta para Ramona.

Ainda neste capítulo surge de forma surpreendente o criador de Ramona e uma avalanche de dúvidades e perguntas que pairam na cabeça confusa dela.

Também é relatado uma breve descrição de eventos da Capela Tremere de Nova York.

3ª Parte: Cinzas


Os acontecimentos em que Ramona se envolveu se mostraram serem muito maiores aos seus poderes e aos do seu criador. Por esse motivo, o criador de Ramona, de posse de um aparente prestígio dentro do clã, realiza um grande chamado aos Gangrel da regíão para ajudarem num grande e perigoso evento.

O climax do livro repousa neste momento. É descrito, com muita riqueza e fidelidade, um encontro emergencial dos Gangrel da região com direito a presença do ex-Justicar Xaviar.

Várias características comportamentais do clã são muito bem exploradas, com direito a momentos místicos e brados de bravura.

Todavia um final trágico é reservado no final do livro para todos que participam desta história.


Leopold, nesta terceira parte, já se apresenta aparentemente como um personagem fundamental à trama.

Comentários

Quero dizer que este, dentre os três livros da saga li, foi o melhor.

A história do livro é envolvente, o drama de Ramona e sua atração por Zhavon é tenso, o clima de inexperiência e descobrimento de Ramona é cativante, a fidelidade ao conceito do Clã Gangrel e suas várias características é fantástico.

Devo dizer que o clã Gangrel nunca foi meu clã preferido, mesmo porque sou fã da rebeldia, independência e idealismo dos Brujah, mas foi um prazer ler seu Romance de Clã.

Esse livro eu recomendo! Assim como a saga Clan Novel.

4 comentários:

João Brasil disse...

A série de cenas narrando o Xaviar sendo contorcido como massinha de modelar foi sensacional....

Anônimo disse...

Tenho que concordar que o Romance é muito bom. Eu sempre tive preferência e um respeito pelo clã Gangrel. É o que mais escolhi para jogar. Dito isto, já dá para imaginar minha raiva quando esse maldito Toreador com um olho maluco dizimou todo àquele grupo de guerreiros né?! Foi tenso...

E imaginar que antes deste Romance, tivemos uma guerra entre os Sabat e a Camarilla onde os anciões da Camarilla se ferraram legal.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Nossa, agora você me fez lembrar da adolescência de meu filho. Ele adorava jogar RPG.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom final de semana.
Saudações Educacionais!

Unknown disse...

1° encontro de jogadores de R P G em Marica,
Local: Rua 5 Barra de Marica ( Pousada Lagomar )
A partir de Outubro 30 dias de diversão
Reservas
Contato: (21)2648-9498 ou (21)97268-9607 Carlos ( Mestre Vampyre Gangrel ).

Postar um comentário