15 de junho de 2010

“Leia RPG em público”. Reflexão sobre RPG e propaganda – Parte 1

A vivência que tenho com RPG, desde o início dos anos 90, sobre sua divulgação é que o processo é feito na grande maioria pela propagação dele por parte dos próprios jogadores, haja vista inclusive a dificuldade em entender o jogo de forma solitária, apenas com um livro de regras (interpretar? Dados diferentes? Sem perdedores, vencedores e competição?).

No interessante site The Escapist, o autor propõe “semanas de ler RPG em público” para que se consiga novos jogadores a partir da curiosidade alheia. É uma ótima forma de conseguir narradores e/ou jogadores e até fazer amigos também, mas esses que já jogam RPG.

Em seguida escreverei onde quero chegar, a questão da divulgação do RPG. Argumento do meu ponto de vista de trabalhos com propaganda, minha formação inicial.

Gilson

7 comentários:

Pedro Moreno disse...

A iniciativa é boa. O problema é que dificilmente ajudaria no real intuito da ideia.
Por favor ajude a esclarecer o que é RPG para o público leigo. Insira um link do site Entenda RPG (www.entendarpg.com.br). Obrigado

Gilson Rocha disse...

Grato, mas prefiro esta explicação didática:

http://rpgsimples.blogspot.com/p/rpg-basico.html

Gilson

Gilson Rocha disse...

E, além disso, o público leigo dificilmente irá atrás de explicação sobre o que é RPG. O ideal é entregar um material impresso e mestrar uma aventura.

Gilson

Mike Wevanne disse...

embora ache uma ideia interessante, nao acho que seja realmente uma efetiva se levarmos em consideraçao a probabilidade de alguem que nao saque do assunto lhe abordar para saber o que a outra estah lendo.

sao ocasioes muito raras para ser levadas em consideraçao como meio valido para informar pessoas alheias ao hobbie.

Gilson Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilson Rocha disse...

Deve funcionar mais para conhecer outros jogadores. E há aspectos culturais envolvido também. Esta sugestão é de um estadunidense.

Já conheci alguns jogadores andando com livros por acaso. Deve ser uma experiência interessante em outros Estados ou países.

Gilson

Mike Wevanne disse...

seria minha proxima opniao: de fato serve para conhecer outros jogadores assim.

Postar um comentário