19 de maio de 2010

Magia e Fantástico: Criação de Persoangem - Classes

Salve povo! Vamos continuar nossa troca de idéias à cerca da criação do jogo Magia e Fantástico: O Despertar.

Semana passada demos início ao 1º Passo: Concepção do Personagem. Tivemos a oportunidade de abordar sobre a tarefa do jogador de criar seu personagem em cima de dois principais pilares: a ocupação e a classe.

A ocupação foi descrita como a profissão ou modo de vida que o personagem desenvolve em sua vida. Já a classe foi dividida em cinco tipos: combatente, infiltrador, carismático, espiritualista e ocultista.

As classes Carismático e Espiritualista, ou mais especificamente seus nomes, foram questionados quanto a sua possível impopularidade pelo nosso amigo John.

"Bem, não gostei muito dos termos "Carismatico" e "Espiritualista", sei que estão de acordo com seus conceitos mas o nome não deu "liga". A primeira vista espiritualista e ocultista parecem ser mais ou menos a mesma coisa, só se percebe a diferença quando se lê a descrição da classe. Acho que eu usaria algo como Acólito, sacerdote, discípulo, crédulo ou teurgista. Acho que esses termos dizem de cara o conceito da classe, assim como acontecem com as demais. Acho que pro carismático teria que ser um termo mais dentro de uma "função" propriamente dita, carismático se encaixa mais como um compotamento ou temperamento do que com a função que ele exerce. Acho que o mais apropriado seria algo como: Mentalista, manipulador ou algo parecido".

Devo dizer que concordo com o John sobre os nomes. Confeço que estes foram os que melhor chegaram a minha mente quando estava escrevendo sobre eles. Mas antes de chegar a alguma decisão, propronho fazermos uma análise do significado de cada palavra citada sobre essas classes.

Vamos começar pela classe Carismático e as outras opções propostas.

"Carismático (ca.ris.má.ti.co) - adj (gr khárisma, atos+ico2) 1 Sociol Em que há carisma (acepção 4): Líder carismático. 2 Med Epiléptico" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Mentalista - Nenhuma palavra encontrada" - Dicionário Online Michaelis - UOL. Todavia encontrei uma referência à palavra Mentalismo no Wikipédia: "Mentalismo é uma antiga performance de artes cénicas praticada por pessoas que se designam mentalistas e que, com ajuda de hipnose, lógica, sugestão e princípios ilusionistas, apresentam ao público ilusões e fenómenos relacionados com telepatia, telecinésia, precognição, clarividência e controle mental".

"Manipulador (ma.ni.pu.la.dor) - sm (manipular+dor2) 1 Aquele que manipula. 2 Instrumento com que o telegrafista transmite os sinais telegráficos. M. de dispositivo, Inform: V driver de dispositivo" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

Devo dizer que a palavra Mentalista se encaixou mais à descrição da classe proposta para o jogo. Portanto, a classe em questão ficará da seguinte forma:

Mentalista (atributo principal: carisma)

A força desta classe está no seu poder de influenciar, manipular ou seduzir as pessoas. O mentalista é a classe mais social do jogo e consequentemente sua força se manifesta através daqueles que se rendem ao seu poder mental.

Vamos agora passar pela classe Espiritualista e as outras opções propostas.

"Espiritualista (es.pi.ri.tu.a.lis.ta) - adj m+f (espiritual+ista) Relativo ao espiritualismo. s m+f Pessoa que segue a doutrina do espiritualismo" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Espiritualismo (es.pi.ri.tu.a.lis.mo) - sm (espiritual+ismo) 1 Doutrina filosófica que tem por base a existência da alma e de Deus. 2 Tendência para a vida espiritual" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Acólito (a.có.li.to) - sm (lat acolythu) 1 Ecles ant O que, na carreira eclesiástica, tinha o quarto grau das ordens menores. 2 O que acompanha e ajuda o sacerdote na celebração da missa e nos ministérios do altar. 3 Acompanhador, ajudante" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Sacerdote (sa.cer.do.te) - sm (lat sacerdote) 1 Hist ant Aquele que, na religião pagã, oferecia os sacrifícios e as vítimas às divindades politeísticas. 2 Hist O que tratava oficialmente das coisas sagradas e dos negócios religiosos. 3 Ecles Clérigo que recebeu a ordem do presbiterado; ministro do altar; o que ministra aos fiéis seis dos sacramentos da Igreja; padre, presbítero. 4 Aquele que se devota de corpo e alma a uma causa. 5 Aquele que exerce com escrúpulo e impecável dignidade uma profissão honrosa e muito elevada: Os sacerdotes da Medicina. 6 Feiticeiro que dirige as sessões de catimbó. S.-mor: o principal dos sacerdotes. Fem: sacerdotisa" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Discípulo (dis.cí.pu.lo) - sm (lat discipulu) 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo da verdade. D. amado: S. João Evan­gelista. Discípulos do Evangelho: aqueles que pregavam e propagavam a doutrina evangélica" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Crédulo (cré.du.lo) - adj+sm (lat credulu) 1 Que, ou aquele que crê facilmente. 2 Ingênuo, simples" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Teurgista (te.ur.gis.ta) - s m+f (teurgia+ista) Pessoa que trata ou se ocupa de teurgia" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

"Teurgia (te.ur.gi.a ) - sf (gr theourgía) 1 Conhecimento das práticas necessárias para fazer agir a influência divina, onde e quando se quiser (Bréhier). 2 De acordo com o ocultismo, arte mística segundo a qual o homem colabora com Deus na medida em que ele executa pela humildade o sacrifício constante de si mesmo" - Dicionário Online Michaelis - UOL.

Perante esses conhecimentos, chego ao entendimento que Espiritualista e Teurgista atendem bem ao propósito da classe, mas prefiro deixar para vocês decidirem. O que seria melhor? Espiritualista ou Teurgista?

Continuando às indagações de nosso querido John, ele comenta "senti falta de classes destinadas a ciência e natureza".

Vou iniciar comentando sobre a classe que abraça a natureza. Pretendo desenvolver detalhadamente as classes em futuras matérias, mas posso adiantar que nas classes Espiritualista (ou Teurgista) e Infiltrador estarei, assim como todas as outras, dividindo em três especialidades mais comuns, onde em uma de cada classe a relação com a natureza será sua fonte de poder. Claro que outras classes poderão ter uma íntima relação com a natureza, mas serão mais perícias ou conhecimentos do que fonte de poder.

Quanto à classe que aborde a ciência, devo dizer que entendo que acreditar em algo mágico ou fantástico vai de encontra à racionalidade e ao exato que envolvem as ciências. O Despertar, que pretendo desenvolver no jogo, dificilmente seria explicado científicamente. Isso não quer dizer que não possam haver personagens que usem o poder mágico das ciências e tecnologias a seu favor. Mas como?!?!

Permitam-me exemplificar. Cito o jogo Lobisomem: O Apocalipse, onde se atribui a existência de espíritos a todas as coisas existentes no mundo. Desde os espíritos da fauna e da flora como os espíritos da energia elétrica, do concreto ou a energia nuclear. Afinal de contas todos os itens que usamos em nosso cotidiano, principalmente urbano, é proveniente de alguma matéria prima que provém da natureza. Portanto, considero viável um personagem que tenha esse tipo de pensamento.

O que vocês acharam?

Deixem seus comentários para me ajudar a desenvolver cada vez melhor essa idéia de jogo.

Na semana que vem pretendo detalhar minhas idéias sobre a classe Combatente.

1 comentários:

John Bogéa disse...

Opa, que bom que meus comentarios foram tão construtivos :). De fato Mentalista ficou melhor para uma classe manipuladora. Já o outro, acho que Teurgista, segundo as proprias definições aqui postadas, são mais apropriadas ao "trabalho mistico religioso" já que universalmente esse tipo de ato é de cara ligado a teurgia.E a palavra em si denota um pouco de mistério.

Quanto a natureza e ciência, você realmente já tinha me falado sobre como ia usá-las a um tempo atrás. Acho que realmente, deste ponto de vista, não tem necessidade já que cada uma das classes pode seguir um caminho mais natural ou se utilizar de aparatos cientificos sem ter necessariamente que pertencer a uma classe específica para isso. E acho até melhor uma quantidade menor de classes.

Sem mais, parabéns pelo projeto, ragah.

Postar um comentário