Como postei há algum tempo no meu blog (RPG Simples, menu ao lado), consegui aprovação para apresentação de meu trabalho “Os jogos de RPG e as práticas de leitura e escrita na formação de professores no Estado do Pará” no evento IVº Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares e estive na Universidade Federal da Paraíba na última semana.
Haviam outros mestrandos, mestres e doutorandos debatendo temas relacionados ao GT (Grupo de Trabalho) que participei e tive um boa contribuição de quase todos que estavam na apresentação. Para muitos que acompanham este blog, o RPG Pará, e ainda estão na educação básica, ressalto a ótima contribuição de um Prof. Dr. que aponta o quanto professores esquecem a ludicidade quando adentram suas salas de aulas.
O curioso desta apresentação, bem diferente das que já fiz, foi que quase todos do GT já conheciam ou jogaram ou já ouviram apresentações de mestrado sobre RPG, inclusive a responsável pelo computador e que fazia parte da organização do evento. Mostrei alguns títulos e dados multifacetados. Neste evento o meu trabalho era o único em dezenas que pesquisava o RPG.
Fui questionado sobre a possibilidade do uso não apenas com jovens, mas com crianças também. Debatemos e chegamos à conclusão que é necessário outro formato das essências dos jogos de RPG para chegar às idades menores.
Os próximos eventos que pretendo apresentar minhas pesquisas são o ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino e outro em Cuba, ainda a serem confirmados e meus trabalhos aceitos, ambos para 2010. Como o ENDIPE não disponibilizou apresentação oral, inscreverei apenas pôster. Como RPG e belas imagens andam juntos, acredito que terei um material visualmente bem diferente para apresentar do que os estudiosos da educação estão acostumados a acompanhar/produzir e lembrando que minha formação inicial e experiência de trabalho é em propaganda.
Acompanho as divulgações de eventos para que eu possa levar nosso jogo cada vez mais em contato com professores da educação básica e para professores dos cursos de formação de professores, mestres e doutores em educação para que conheçam cada vez mais as possibilidades do RPG na educação.
Gilson
1 comentários:
Fabricio
Postar um comentário