4 de setembro de 2009

Wiki para Mundo das Trevas e White Wolf

Salve povo!

Chegou a mim, em uma das listas de e-mail de RPG que participo, dois endereços de home page de Wikis para o Mundo das Trevas, sendo um oficial da White Wolf e o outro não oficial. Mas antes de comentar sobre os dois, considerado importante entender o que seja um Wiki.

Para tanto, vou me utilizar de informações retiradas do Wikipédia, que é um dos principais Wikis na internet.

"Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Um WikiWeb permite que os documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web."

"O que faz o "wiki" tão diferente das outras páginas da Internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. Por exemplo, essa parte do artigo foi adicionada anos após a criação do próprio, e, com certeza, não será a última edição; ela será modificada por usuários e visitantes ao longo do tempo. Desse jeito, é possível corrigir erros, complementar idéias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos!"

Com esse entendimento sobre o que seja um wiki poderei comentar sobre os wikis que tive o prazer de conhecer na internet.


O World of Darkness Wiki é o wiki oficial da White Wolf para o Mundo das Trevas, tanto o antigo quanto o novo, que serve como uma fonte de conhecimento para a comunidade de fãs do Mundo das Trevas.


Já o White Wolf Wiki é um projeto de enciclopédia wiki não oficial que tem como finalidade coletar e dividir informações e conhecimento sobre os mundos e sistems criados pela White Wolf, como seus RPGs, jogos de tabuleiro, card games, novelas, etc.

Infelizmente ambos estão em inglês, porém a White Wolf Wiki está procurando por editores interessados em iniciar versões alterniativas deste wiki em outras linguas, sendo a lingua portuguesa uma delas. Isso demonstra que futuramente poderão haver informações em português para pesquisarmos.

De qualquer forma, a existência desses dois wikis são mais fontes de informação que temos disponível para acessar na internet e abre um espaço para dividirmos nossos conhecimentos sobre o Mundo das Trevas e demais jogos da White Wolf com o mundo conectado pela internet.

Considero que vale a pena dar uma conferida nos dois wikis e recomendo para aqueles que detenham o conhecimento e tenham vontade de colaborar com a disseminação das informações sobres os jogos que tanto gostamos de jogar.

0 comentários:

Postar um comentário