13 de junho de 2009

Projeto Belém by Night para Mesa: Adesão à Independência


Em 7 de Setembro de 1822, o Brasil tornou-se independente. Entretanto, neste período, a Província do Pará ainda mantinha íntimas relações comerciais com Lisboa, e seus governantes, a maioria portugueses, mostravam-se relutantes em aderir ao movimento de independência. Liderados pelo padre Batista Campos, vários profissionais liberais e políticos brasileiros, favoráveis à adesão do Pará à independência, promoveram revoltas populares contra os governantes portugueses.

No entanto, o Brigadeiro José Maria de Moura, representante militar da Coroa, mantinha controle ferrenho sobre a situação na província, debelando os focos de revolta. Em 1823, Dom Pedro I, desistindo de resolver a questão diplomaticamente, envia o comandante John Grenffel para resolver definitivamente o impasse.

Em Agosto de 1823, Grenffel chegou à Baía de Guajará. Reconhecendo que os portugueses tinham muitos armamentos, arquitetou um plano: comunicou que estava trazendo uma poderosa esquadra, capaz de bombardear e destruir boa parte da capital paraense - o que era uma mentira. A notícia, recebida pelas autoridades, provocou enorme divergência. Os portugueses pretendiam enfrentar toda a frota do comandante inglês. A polêmica foi resolvida através de uma votação fechada no Palácio do Governo, resultando na adesão do Pará ao novo regime em 15 de Agosto do mesmo ano.

Grenffel, tomando controle da cidade, inicia uma violenta repressão aos portugueses. O padre Batista Campos ainda tentou evitar que alguns destes conflitos populares tomassem proporções desastrosas, mas acabou sendo acusado por Grenffel como um agitador político. Os revoltosos sem controle, saquearam os bens dos portugueses, causando um caos na cidade. Como última opção, Grenffel prende 5 líderes revoltosos, e fuzila-os. Não satisfeito com a execução de uns poucos indivíduos, Grenffel reuniu 256 homens suspeitos, inclusive alguns simpatizantes da república, que foram levados aos porões do Brigue Palhaço, onde foram queimados com cal viva, apenas 4 sobreviveram. Criou-se um sentimento de revanchismo no povo paraense, o que culminou em várias revoltas populares eclodindo pelo interior que contavam com o apoio dos metamorfos. A maior delas foi a Cabanagem.
----------------------------------------------------------------------
Continua...

Quem estiver interessado em participar e jogar no projeto basta enviar uma e-mail para mim (r4gabash@gmail.com) comunicando seu desejo.

0 comentários:

Postar um comentário