O RPG vem operando uma revolução silenciosa no campo da educação. Se em anos anteriores a desinformação e o preconceito andavam ao lado dos primeiros pioneiros da abordagem educacional do jogo, os últimos anos têm sido orquestrados por jogadores de RPG que envelheceram e estão concluindo ou concluíram seus cursos de graduação universitária e outros continuaram com a pós-graduação.
São os novos pioneiros, mas a força do discurso embasado nos trabalhos publicados (link da bibliografia atual em meu blog abaixo) e apresentado em eventos nacionais importantes dos campos de estudos da educação tem aumentado.
Em Recife-Pernambuco, Leonardo Silva, psicólogo e mestre com abordagem do RPG, participou de uma mesa redonda com o tema: RPG, Psicologia e Educação. Não sei se outros pesquisadores ou professores participaram do momento. E como muitos já sabem, no Dia D RPG em Macapá estavam eu (comunicólogo e pesquisador estudante por enquanto) e Matheus Vieira (psicólogo, mestre em educação com RPG e jogador de RPG).
Uma das minhas próximas metas é mapear os currículos Lattes dos pesquisadores no Brasil para saber se estão apresentando trabalhos com o RPG em eventos científicos e em quais eventos, se há publicações de livros acadêmicos, seja de forma completa ou como capítulo e a publicação de artigos em revistas científicas.
Meu blog “rpg simples” tem mapeado e organizado constantemente tudo que é produzido e está em constante atualização dessas informações, basta ir em “RPG e educação” no menu lateral.
Apesar de eu não publicar postagens aqui abordando o tema, fiquei muito contente em saber que em dois eventos estavam acontecendo momentos com RPG e educação.
Se algum estudante de graduação quiser alguma ajuda, podemos procurar uma resposta juntos, pois ninguém sabe tudo e o aprendizado é constante e ininterrupto.
Gilson
5 comentários:
Sobre o dia d rpg em recife, tivemos tb Ailson Lima, estudante em jornalismo q ja usa o rpg em sala de aula num projeto em escolas publicas e infelizmente 1 dia antes do evento foi cancelado a palestra do prof Ricardo Amaral, mestre em física, q tb apresentaria uma palestra do rpg em sala de aula.
Mesmo com os cancelamentos são notícias excelentes. Já tenho a bibliografia do Ricardo Amaral.
Abraço!
Gilson
Ótima iniciativa. Tenho pensado em fazer um mestrado nessa área e agradeço aos pioneiros que abriram o caminho para que os demais pudéssemos também trilhar.
É piegas, mas eficaz: a união faz a Força.
"E a Força poderosa aliada ela é".
Gilsonyoda
Correndo para bisoiar o blog =]
Postar um comentário