28 de julho de 2010

Nova edição do Dungeons & Dragons?

A nova linha de produtos para nova edição do RPG mais jogado do mundo, Essentials, vem causando tensão nos jogadores que adquiriram a recente 4a edição do D&D, lançada há apenas dois anos. Pontos de conversa na grande rede apontam para o medo de uma edição 4.5 ou mesmo uma 5a edição.

Segundo a fabricante do jogo, a poderosa empresa de brinquedos Hasbro, a linha Essentials é uma versão simplificada do D&D que convida a quem quer conhecer o jogo sem se intimidar com 3 livros imensos cheios de regras, pois este material virá no formato de caixa, com marcadores, talvez dados e miniaturas e com menos regras (sobre os dados e miniaturas é achismo meu); tudo o que é necessário para jogar por alguns poucos níveis e decidir se quer seguir para os livros básicos com mais opções.

O furor se intensificou com uma suposta suspensão da impressão dos livros básicos da 4a edição, divulgados no blog especializado no card game Magic, também fabricado pela Hasbro:

Gilson

10 comentários:

Unknown disse...

Nop, n é nova edição (considerando o que DISSERAM até agora), para novos jogadores é uma maneira mais facil de aprender o jogo (uma nova capa para o mesmo D&D 4) e para os antigos jogadores apenas novas opções, que como o próprio nome diz, não são obrigatórias.

1. O Essentials não substitui qualquer classe ou raça, ele ADICIONA.

2. Se eles pararem de produzir os livros (isso é BOATO por enquanto) pode ser que realmente façam referência ao D&D Insider já ter as classes antigas, que somado ao Rules Compendium já imcporporaria todas as regras antigas. Se eu gosto disso? Até pq pra nós brasileiros notebooks n são tão acessíveis quanto nos EUA... mas quem será que consome mais?

3. Vamos esperar o lançamento?

Um abraço.

PS: Ok, D&D 4 já tem o suficiente para jogar por séculos.

- Nando Alves

Gilson Rocha disse...

Isso, vamos aguardar. A Hasbro está com o filme muito queimado desde a versão 3.5.

Gilson

Mike Wevanne disse...

os dados virao na caixa. as minis eu nao sei. mapas (ou grids) tambem estao inclusos no kit.

Mike Wevanne disse...

reforço o fernando:

"ok, D&D jah tem o suficiente para jogar por seculos".

D&D 4ed foi o D&D que eu escolhi para ter, jah que nao tive oportuna de descolar outras. estou esperando as publicaçoes nacionais, principalmente as de cenario, e quando lançarem qualquer coisa "4.5" ou "5ed", simplesmente pararei de comprar. nao to fumando dinheiro (ainda).

Daniel Coimbra disse...

Acho muito dificil mudarem a versão por agora, a 4e tá bombando, foi o que revitalizou o mercado de RPG mundial e, passado o desconforto inicial do upgrade, é muito bem aceita pela galerinha e pela galerona.

O Essentials é mó caça-níquel (acho que ainda é assim que escreve né?), eheh, of course.

: )

John Bogéa disse...

Só lembrando que o D&D 3 também teve uma versão tipo essa. Eu mesmo tenho uma caixa da 3th com regras básicas, minis, dados e grids.

Não acho que seja uma nova edição, como disseram, a 4th tá bombando.

Gilson Rocha disse...

Acho que vi uma dessas da 3a edição na loja Moria.

Gilson

Gilson Rocha disse...

Na verdade, qualquer livro básico de qualquer sistema permite uma eternidade de aventuras.

Gilson

Mike Wevanne disse...

nao sei se "qualquer" livro te de ferramentas para jogar "ad infinitum", na verdade...

digo, nao se tratando de "o mestre pode criar infinitas aventuras e pronto!", mas livros que realmente te dao plots suficientes para nao esgota-los durante anos! como os que possuem descriçao de cenario, por exemplo.

a "vida util do jogo" aumenta mais ainda quando nao se tem mais tempo como na adolescencia (ae me ponho como exemplo). o grupo onde mestro estah jogando desde o começo do ano (acho que começamos no dia 03/01, inclusive) e ateh agora estamos no começo da terceira aventura!

Gilson Rocha disse...

Não fui preciso: qualquer livro básico de regras, sem cenário.

Gilson

Postar um comentário