16 de novembro de 2009

Scion - Grandes poderes, grandes responsabilidades.

Scion é um jogo épico contemporâneo. Os jogadores interpretam filhos dos deuses mitológicos, Heróis épicos modernos portadoras de poderes semi-divinos, abençoados por um deus. (Tipo Aquiles, Hercules, Odisseu, Ajax e etc.)

O cenário é o seguinte, Existem 6 panteões básicos: Deuses Gregos, Deuses Nórdicos, Deuses Nipônicos, Deuses Astecas, Deuses Africanos e Deuses Egípcios. O Jogador escolhe o panteão e um dos deuses desse panteão. Assim ele se torna o Scion desse determinado deus (Ex: Scion de Thor, Scion de Poseidon, Scion de Oxum, Scion de Osíris e etc.) Daê o cara ganha super poderes e tenta realizar tarefas dadas por seus respectivo deus. (existem pelo menos mais 3 panteãos em um suplemento chamado "Companion", Celtas, Chineses e Hindus, além de regras para você criar seu próprio panteão)

O mundo de scion é bem propício a aventuras tipo: Capture o dragão que está destruindo aquela cidadezinha próxima de Paris, Não deixe aquela gangue de centauros punks atormentar a pobre família de ciclopes no subúrbio da cidade... e assim envolvendo todas as criaturas e lendas mitológicas que você conseguir lembrar. Mas, diferente do que pode parecer, a realidade não é tão vulgar assim, as pessoas comuns simplesmente não conseguem enxergar a aparência real de algumas criaturas mitológicas e acabam não percebendo a presença fantástica da maioria deles. Exemplo: Um troll poderia ser visto apenas como uma pessoa muito alta e feia, uma hidra poderia ser vista apenas como uma serpente muito grande e um dragão sobrevoando a cidade poderia ser visto como um avião estranho voando muito baixo.

Os scions não são só apenas servos dos deuses mitológicos, são pessoas em busca da ascensão, também estão no caminho divino, e sua evolução vão levá-los a estágios cada vez mais importantes, vão se tornar semi-deuses e por fim deuses. Mas o caminho não é nada fácil, eles tem que enfrentar os temidos titãs que tentam se libertar de suas prisões nos confins da terra, na verdade todas as grandes catástrofes naturais são atribuídas a eles e suas tentativas de fuga. Junto com os titãs agem criaturas chamadas “Titanspaws” ou “Crias dos titãs”, estes são seres monstruosos que caçam os scions, podem ser desde cães cérberus até gigantes de fogo.

O sistema utilizado é o “Adventure Storyteller” uma variação mais frenética do conhecido Storyteller do antigo World of Darkness, nessa versão o sistema foi moldado para pôr a ação e combate em primeiro plano trazendo formas mais fáceis de realizar proezas sobrehumanas. Outra novidade é o sistema de atributos que vai de 1 a 10 em vez de 1 a 5, e além disso existe uma segunda fileira de pontos que também vai de 1 a 10 chamada de níveis épicos, portanto cada atributo físico, mental e social possui cerca de 20 graduações, e como se isso não fosse o suficiente ainda existe uma “estrelinha” depois dos 20 pontos, esta significa o “Ultimate Attribute”, a expressão máxima do atributo. Um personagem com uma força dessas poderia usar um prédio de 25 andares como taco de baseball. Acha exagerado? Não, não é! lembre-se, você está a caminho de se tornar um deus, e não é nada fácil conseguir esse nível de atributo.

Apesar de usar o mesmo sistema e ser produzido pela mesma empresa, scion não faz interação com os títulos clássicos do world of darkness (Vampiro, Lobisomen, mago e etc.) diferente disso ele apresenta o mundo de uma forma totalmente diferente, aqui a ambientação não faz referencia ao horror e sim a aventura, a realidade é mais brutal no sentido catastrófico, o mundo está a beira de um colapso e precisa dos scions para mantê-lo à salvo.

0 comentários:

Postar um comentário