20 de maio de 2011

World RPG Fest: a palestra de Chris Pramas

Dia 14 foi o dia das palestras e Chris Pramas falou sobre sua trajetória na indústria de jogos e sua visão sobre os mesmos. Seguirei com um resumo do que ele falou.


Chris Pramas e o tradutor, que fez um trabalho excelente.


Quando ainda era jogador, acreditava que o melhor para os jogos era encher de regras cada vez mais detalhadas e complexas. Ele acredita que isso é bom para quem já joga e gosta deste estilo de jogo.

Mas quando passou a criar e publicar jogos, percebeu que era melhor criar regras simples para atrair novos jogadores, nada de 300 páginas no Dragon Age. Neste sentido, ele citou a imensa quantidade de páginas do PathFinder.

E sobre o RPG Dragon Age, ele contou que foi a Bioware, fabricante do jogo eletrônico que o procurou. A grande vantagem do RPG de sua editora, a Green Ronin, foi a grande propaganda já feita para o jogo eletrônico, então o possível jogador de seu RPG já conheceria por causa do jogo eletrônico.

Respondendo a uma pergunta da plateia sobre a demora dos novos módulos do Dragon Age, ele explicou que todo o material criado precisa ser aprovado pela dona da licença, a Bioware.

Ele acredita que criar jogos de RPG tentando emular o jogo eletrônico é um erro, que o interessante é apresentar o RPG ao jogador do jogo eletrônico. Esta foi uma resposta a outra pergunta da plateia, sobre o envelhecimento dos jogadores e sua resposta é para um dos caminhos da renovação.

E sobre RPG e educação, em resposta a outra pergunta da plateia, ele acredita que o contato com o material físico dos jogos de RPG é uma excelente vantagem. Além disso, comparou a quantidade média de pessoas numa aventura de RPG a algumas salas de aula dos Estados Unidos que têm poucos alunos e o RPG pode ser bem vindo. Mas ele lembrou que as salas de aula estadunidenses também têm muitos alunos.

Suas licenças atuais, jogos criados de outras fontes, são Dragon Age (do jogo eletrônico da Bioware), A Song of Ice and Fire (da série de livros e de TV A Game of Thrones) e DC Adventures (dos quadrinhos da DC Comics).

Gilson


Chris Pramas autografa minha ficha de Dragon Age.



Posando para foto.

0 comentários:

Postar um comentário