14 de abril de 2010

D20 Modern


Salve povo! Hoje vou quebrar minha linha de matérias interativas com RPGistas paraenses e falar sobre o jogo D20 Modern que tomei conhecimento recentemente.

Em meados de fevereiro deste ano iniciei um projeto de jogo, cujo título provisório é Magia e Fantástico: O Despertar. Dentre várias idéias que estou tendo, uma delas é a intenção de adaptar as classes de Dungeons & Dragons aos dias de hoje. Mas isso é um outro assunto que, no tempo certo, trarei para apreciação de nossos leitores.

O que me trouxe a escrever essa matéria foi que, perante minha proposta de jogo, nosso companheiro Yuri me recomendou pesquisar sobre o D20 Modern. Para meu espanto e ignorância, o D20 Modern foi uma expansão do Sistema D20 para ambientalizações contemporâneas e futurísticas, lançada em 2002 pela Wizards of The Coast.

Apesar de não ter encontrado uma fonte de inspiração (ou pelo menos não ter tido mais paciência para fazer uma leitura mais profunda do material que consegui achar) para o projeto que estou idealizando, considerei maravilhoso tomar conhecimento de novas possibilidades de jogos, que não sejam de aventuras fantásticas, para o Sistema D20. Portanto, achei super interessante trazer aos nossos leitores essa descoberta pessoal, pensando que possivelmente devem haver outros como eu que desconhecem essas novas possibilidades de jogos e diversão.

Não vou ousar comentar sobre o D20 Modern e seus vários jogos, porque não realizei, até então, uma leitura diguina de comentários, mas vou aproveitar para apontar matérias de outros blogs que encontrei na internet que me foram muito úteis e explicativos para entender esse trabalho interessante da Wizards of The Coast.

Dentre as várias matérias que tive a oportundiade de ler, destaco as seguintes:

D20 Modern (Rede RPG)

Devil's Workshop lança Urban Magica para D20 Modern (Rede RPG)

D20 Past: Confira a capa (Rede RPG)

D20 Future (resenha) (Rede RPG)

Apocalypse D20 (Preview) (Rede RPG)

D20 Modern (Iniciativa RPG Wiki Brasil)

Resenha: D20 Modern (Fale RPG)

D20 Modern - Home Page Oficial (Wizards of The Coast)

Também vou aproveitar para apresentar abaixo a relação de lançamentos e suplementos para D20 Modern que consegui achar na internet. Existem outros suplementos, mas essa tarefa eu deix para os mais curiosos.

WIZARD OF THE COST

- D20 Modern Roleplaying Game Core Rulebook (2002): Livro básico do jogo, contém as regras básicas conta com cerca de 387 páginas com todas as regras necessárias para jogar D20 modern.

- Urban Arcana (2003) Suplemento mais conhecido pela inserção do sistema de Magia, mas contém um cenário completo, com guerreiros com espadas nas ruas e magias que parecem efeitos especiais de Hollywood!!!

- D20 Menace Manual (2003) Suplemento que se assemelha ao "Livro dos Monstros" com ameaças naturais e monstros para incrementar as aventuras do jogo

- D20 Weapons Locker (2004) Esse suplemento é o que o nome sugere; um guia de armas modernas.

- D20 Future (2004) Suplemento de ambientação futurista para D20 Modern. Não um futuro muito distante...

- D20 Past (2005) Suplemento para ambientação de um passado próximo, para utilizar em cenários de Guerra ou na Renascença, por exemplo.

- D20 Apocalypse (2005) Suplemento para utilização em cenários pós apocalípticos. Pra quem conhece, é bem ao estilo [[Fallout]].

- D20 Cyberscape (2005) Suplemento para ambientações Cyberpunk pós-moderno.

- D20 Future Tech (2006) Coletânea de itens high-tech para as aventuras de D20 Future ou para inclusão de caracteres "estranhos" ao mundo contemporâneo.

- D20 Critical Locations (2006) Coletânea com 40 mapas coloridos com ganchos de aventura para aventuras modernas.

- D20 Dark•Matter (2006) Cenário de conspiração alienígena/sobrenatural, onde os heróis trabalham para o clandestino Instituto Hoffman que planeja revelar a verdade ao mundo, e são impedidos por organizações que visam a dominação mundial. É uma adaptação do homônimo cenário de Alternity. Perfeito para campanhas estilo Arquivo X ou Sobrenatural .

RPG OBJECTS

- Blood & Guts (2003), ambientalização para campanhas militares.

- Blood & Guts: War and Terror, ambientalização para campanhas que abordem a temática terrorismo.

- Blood and Relics (2003) , ambientalização para campanhas de terror.

THE GAME MECHANICS

- Modern Player's Companion, livro que ajuda e fornece informações para a criação de personagens contemporâneos.

4 comentários:

dklautau disse...

Grande Ragas.
Bom texto.

Gilson Rocha disse...

Tem ainda o Mutantes & Malfeitores, que usa o sistema d20 e não é de fantasia medieval.

Não lembro de outros títulos agora.

Gilson

Daniel Coimbra disse...

Recordo-me agora de um tal Ação!!! pelo que lembro ele é sistema D20, ainda na época do 3.5, parece bom Raga e é na língua pátria, verifique!

: )

Gilson Rocha disse...

É verdade! Pior, eu tenho... Não lembrava.

Gilson

Postar um comentário