8 de janeiro de 2010

Livro de Introdução à Ambientação v2.2 - Tagmar 2

Olá pessoal! Segue mais uma resenha de livro do cenário de Tagmar 2. Desta vez apresento o Livro de Introdução à Ambientação, que pode ser baixado gratuitamente no site do projeto.
O livro começa (capítulo 1) em uma introdução pequena, mas que mostra bem do que se trata o universo de Tagmar e atenta o leitor para a área de abordagem do livro, que é “O Mundo Conhecido” que é a parte oriental de um único continente do mundo de Tagmar, só aí já se percebe o quão grande o cenário é e pode ser aumentado pelo Mestre em suas campanhas.
O capítulo 2 trata da história do mundo e dos seus Ciclos, que podem ser considerados como Eras para um entendimento melhor. O primeiro Ciclo é o “Tempo das Névoas” onde se deu a criação de Tagmar, neste momento haviam apenas os Deuses e Demônios. A história da criação fora perdida por muitos, motivo pelo qual este Ciclo é chamado de “Tempo das Névoas”, porém alguns sábios ainda possuem tal conhecimento.
O segundo Ciclo, conhecido como “O Tempo dos Filhos”, foi onde se deu a criação das raças conhecidas de Tagmar que são os anões, elfos, humanos e pequeninos, este período se estende até o advento da Grande Falha e a Revelação dos Deuses, que explicarei mais tarde. Muitas guerras explodiram neste momento devido a diversos fatores, destas batalhas surgiram locais (ruínas) impressionantes as quais são detalhadas no livro e que são: O Domo de Arminus, Ponte de Palier, A Ilha, Campo Branco e As Estepes Vítreas.
O terceiro Ciclo é o “Tempo das Mentiras Infernais” no qual testemunhou-se a chegada dos Deuses e Demônios que não haviam se mostrado no segundo Ciclo. Neste período surge a Seita, culto pagão que reverencia criaturas infernais e prega que foram elas e não Deuses os criadores de Tagmar.
Na seção seguinte que é intitulada de “Extratos do ‘Livro de Maudi’” há o relato bastante extenso de um guerreiro chamado Maudi do perfil do mundo na época da Guerra da Seita.
O capítulo 3 trás ao leitor informações sobre as diversas regiões do continente do Mundo Conhecido, um mapa é oferecido para melhor posicionamento geográfico no momento da leitura. No Mundo Conhecido é possível ter informações resumidas sobre os Reinos Livres de: Levânia, Ludgrim, Eredra, Verrogar, Dantsem, Marana, Luna, Portis, Âmien, Abadom, Acordo, Plana, Filanti, Conti, Azanti, Calco, Cidades-estado e Porto Livre. Nas Fronteiras o leitor encontrará informações de: Terra das Brumas (Dartel), Lago Denégrio, Lar (Reino Élfico), A Geleira, O Muro, Os Mangues, Blur (Reino dos Anões), O Império e Ilhas Independentes.
Em Ascensões e Quedas é apresentado um panorama geral dos impérios, reinos, dinastias, guerras, intrigas e todo o arcabouço político de Tagmar, muito da história (digamos Moderna e Contemporânea) de Tagmar é relatada nesta seção.
Outra seção importante é a Linha do Tempo, onde se pode abstrair mais da história do mundo.
O capítulo 4 trata dos Deuses de Tagmar. O mundo é politeísta e os Deuses conhecidos são: Sevides, Ganis, Blator, Maira, Selimon, Lena, Plandis, Cambu, Cruine, Palier e Parom. As informações dos deuses estão bastante restritas e resumidas, mas como dito no livro mais informações virão em lançamentos futuros, cabe aqui salientar que atualmente está sendo trabalhado no site de Tagmar justamente isto, informações acerca dos Deuses e Demônios do mundo, quem quiser ajudar basta se cadastrar e escolher um tópico para trabalhar sobre.
O capítulo 5 trata das línguas do mundo. São inúmeros as línguas e dialetos falados em Tagmar, visto que se trata de um mundo vasto e ainda que nele muitos locais permanecem inexplorados. As línguas e/ou dialetos conhecidos tratados no livro são: Malês, Línguas Selvagens, Lanta, A voz da Pedra, A Língua Élfica, Marante, Khurng e A Língua do Império.
Ao final do livro é apresentado o Mapa Principal e Considerações Finais.
Bem, este é o Livro que introduz mestres e jogadores ao mundo de Tagmar, a maior parte das informações, principalmente dos lugares, dialetos, deuses, entre outras coisas estão apresentadas de forma resumida para que em uma leitura rápida (sim, o livro tem apenas 31 páginas) já se tenha uma idéia geral sobre o que é possível encontrar em determinado lugar ou sobre qual Deus seguir em determinada campanha. É importante ressaltar também que Tagmar é um mundo rico em detalhes e que muitos destes estão a cargo do mestre, este pode e deve ampliar os horizontes deste cenário bastante rico.
É isso aí galera, espero que tenham gostado da resenha e leiam o Livro de Introdução à Ambientação para saber mais detalhes.
Até!!

0 comentários:

Postar um comentário