23 de janeiro de 2012

Introdução ao RPG – Cidades Fantásticas

Autor: Moisés Barros


Nesta Edição:

  • Como Jogar RPG;
  • Eu nunca Joguei;
  • Agora eu entendi;
  • Glossário.

Como Jogar RPG – Básico para Iniciantes – Parte I

Certo dia eu percebi que muitas pessoas acham incríveis as estórias e contos que envolvem uma partida de RPG. Entretanto, poucas se aventuram a superar o medo e pedir para participar de uma mesa onde esteja acontecendo uma campanha. Medo esse por não conhecer nada sobre o jogo, medo de fazer papel de bobo, pagar mico ou ate mesmo de atrapalhar o desenrolar da partida.

O objetivo desse artigo é justamente mostrar que para se jogar RPG não é preciso ter graduação ser mestre ou doutor, basta ter uma boa imaginação gostar de participar de atividades em grupo, aprender a escutar quando preciso e a falar quando necessário e é claro seguir e respeitar as regras do jogo estipulada pelo sistema que estiver sendo jogado e o mais importante sempre respeitando o Mestre do Jogo.

Aqui estão alguns exemplos de títulos e Sistemas onde o grupo pode basear a sua campanha: "Dungeons and Dragons, GURPS, Tagmar, Sistema Interpreta, Cidades Fantásticas, 3D&T, Mundo das Trevas, etc..


Eu nunca joguei – O que eu preciso saber?

Você precisa saber que o jogo de RPG é um jogo de faz de contas, é uma ficção, uma fábula onde é contada por um narrador que, por levar a estória adiante desencadeando as ações dos personagens da estória, também é conhecido e chamado de “Mestre do Jogo”.

Do outro lado da mesa estão os protagonistas da estória, ou seja, você que esta iniciando no mundo do RPG, onde vão interpretar o papel dos personagens da estória que o “Mestre do Jogo” está narrando.

Até aqui você aprendeu que para que haja uma partida de RPG também chamada de “Mesa” são necessários no mínimo dois atores, um para fazer o papel do Narrador “Mestre do jogo” e outro para fazer o papel de protagonista “Jogador”.

Não existe um número máximo de atores que podem sentar na “Mesa”, sendo em minha opinião a composição de uma “Mesa” ideal composta por seis atores (1 Mestre e 5 Jogadores).  Mesas com mais de cinco jogadores tendem a atrasar o andamento do jogo principalmente se os jogadores tomarem rumos diferentes durante a campanha (desenrolar da estória). Uma alternativa para que isto não ocorra é adicionar mais um mestre na Mesa ou manter o grupo unido para que o evento narrado pelo Mestre atinja a todos ou a maioria.

Caso a Mesa tenha mais de um Mestre, estes devem ter afinidade tanto pessoal quanto em relação a campanha, pois precisam trabalhar juntos pelo divertimento de todos. Quando uma Mesa tem mais de um mestre deve ser mantida uma hierarquia entre eles sendo que a palavra do mestre principal seja a ultima.



Agora eu entendi – Mas como se joga?

Para jogar, você e seu grupo devem primeiramente escolher um sistema de jogo, como os que foram mencionados anteriormente.

Neste e nos artigos futuros vou utilizar o Sistema RPG – CF (Cidades Fantásticas). Este sistema foi desenvolvido por mim após anos mestrando vários sistemas e percebendo que faltava mais dinâmica e velocidade no jogo sem perder o foco no divertimento.

O diferencial do sistema CF está na simplicidade de suas regras, na versatilidade e liberdade dos personagens dos jogadores e na vasta abrangência de seu universo.

Portanto para iniciar uma partida você deve dispor de:
  1. Um local adequado para jogar.
  2. Um grupo de 2 ou mais pessoas (ideal de 6 pessoas).
  3. Papel A4 ou cadernos utilizados para fazer a ficha do personagem.
  4. Caneta, lápis e Borracha de preferência.
  5. Conjunto de 3 dados de 6 faces (3d6)

Obs: O ideal é que cada ator, ou seja, Mestre e Jogadores tenha o seu próprio conjunto de 3 dados de 6 faces. Mas caso alguém não tenha, poderá pegar emprestado. É lógico que quanto menos dados estiverem na mesa mais o jogo vai ser atrasado.


Continua no Próximo artigo!


Glossário:
  • Mestre do Jogo: Pessoa que vai narrar, contar a estória.
  • Protagonista: Jogador que vai assumir o papel de um personagem no jogo.
  • Ator: Pessoa que vai participar do jogo, jogador e mestre.
  • Mesa de RPG: Vai ter mesa = vai ser realizada uma partida.
  • Sistema: Conjunto de regras e o universo que o jogo será regido.
  • Campanha: Conjunto de varias partidas programadas de RPG.


1 comentários:

Anônimo disse...

Bom post!

Espero saber mais sobre o sistema CF.

Se puderem, visitem meu blog de RPG:

tavernadosquatrocavaleiros.blogspot.com

Grato!

Postar um comentário