19 de outubro de 2011

RPG Pará na Saraiva: Rastro de Cthulhu [Relatos]

Neste último sábado (15/10/2011) realizamos o 9º RPG Pará na Saraiva com o tema Rastro de Cthulhu. O público demorou aparecer, começamos, como sempre, as 15hs. Levei 5 opções de filmes, e o pouco público presente no início do evento teve a moral de escolher o filme que ia ser exibido. O escolhido foi Dagon (Stuart Gordon, 2001) , filme espanhol muito bacana – confesso que os filmes exibidos nos eventos são estratégicos, para esperar os atrasados. Destaque para uma galerinha do fundão (tinha que ser) que ficavam afoitos com as artimanhas do protagonista para fugir dos adoradores do Grande Antigo, Dagon.




Depois do filme, com quase 40 pessoas presentes, John Bogéa (eu), apresentei uma palestra sobre Horror Lovecraftiano e o RPG Rastro de Cthulhu. Contei com a ajuda do fugitivo de Belém, recém habitante de Macapá, Glauber Khan, que inseriu nas mentes dos presentes um pouco de teoria de conspiração, falando sobre o Bloop e sua relação com R’lyeh (acho até que isso renderia uma ótima postagem, né Khan?) - Mais informações sobre o Bloop em www.bloopwatch.org.




A palestra foi também polvilhada de debates interessantes sobre Horror Lovecraftiano, tirando a dúvida (e talvez preconceito) que algumas pessoas tinham sobre o assunto e seu potencial em aventuras de Role-Playing Game.

John Bogéa, falando sobre o Mestre Lovecraft.
 
Glauber Khan aterrorizando todos com o Bloop

Depois da palestra rolaram 5 mesas de Rastro de Cthulhu, dentre elas, estava a mesa da estreante no mundo lovecraftiano Cíntia Punk, que conduziu uma ótima aventura, mesmo com o pouco tempo para aprender e preparar tudo, parabéns Cíntia. Alias parabéns para todos os Guardiões (termo para o narrador de Rastro de Cthulhu), Elves Cunha, Glauber Khan e Bruno Chuva (menos pro Mike, que faltou de novo. Que furo em rapá! kkkk)

A seguir as fotos do Evento (clicadas por Gilson Rocha e Taína Fagundes):

A Guardiã Cíntia Punk e seus investigadores

O Guardião Glauber Khan e seus investigadores

O Guardião Bruno Chuva e seus investigadores

O Guardião John Bogéa e seus investigadores

O Guardião Elves Cunha e seus investigadores

Acervo pessoal em exposição

Elves Cunha (cabeludo na parede) tentando aterrorizar o fotógrafo com um olhar psicótico

Galera, jogando...


Galera, prestando atenção na palestra...

Galera, prestando atenção na palestra...

Momento OFF Topic - Eu, autografando um Terra Devastada.


Adorei o evento, principalmente pelo interesse de várias pessoas no tema, alguns dos presentes estavam interessados apenas na palestra, o que achei muito bom, mesmo que não tenham participado das mesas de RPG. Bom ver que o público de horror paraense é tão forte quanto o público de fantasia (sem flamewar, por favor).

Quem quiser baixar todas as fotos, basta acessar este link:  http://www.4shared.com/file/bdI9iOE1/rpg_par_outubro-rastro_de_cthu.html


Quem quiser baixar os slides da palestra, basta acessar este link: http://www.4shared.com/file/sMewHYXB/Apresentao_Rastro_de_Cthulhu_-.html

12 comentários:

RPGeo disse...

Gostei da palestra, foi rápida, dinâmica e participativa. (durou 1h junto com o debate). Cumpriu seu papel ao dar os subsídios aos interessados no tema.

Eu queria MUITO ter jogado, mas os jogos começaram depois das 18:15! Eu teria que sair no máximo 20:00! (Não moro muito bem...), preferi deixar a vaga para quem poderia jogar até o final.

Agora:
"(...) os filmes exibidos nos eventos são estratégicos, para esperar os atrasados."

Bem esse é um ponto complicado, pois isso "institucionaliza" o atraso e penaliza quem chega no horário... será que muita gente tem chegado "atrasada" porque não está interessada no(s) vídeo(s)?

Lembrando que a melhor maneira de conhecer um RPG é JOGANDO... ao meu ver os encontros estão se tornando "eventos multimídia com o RPG como tema" e não "eventos de RPG com multimídia" (uma vez que o RPG é multimídia), se é que me entendem.
As mesas devem ser o foco do evento.

Agora temos que concordar que o RPG em Belém (Não diria no Pará, pois n conheço a reealidade RPGística das outras regiões do estado) está em uma excelente fase, com a contribuição massiva da galera do RPG Pará e do público dos eventos. Parabéns!
Um grande abraço.

- Nando Alves.

John Bogéa disse...

Fale, Nando, estamos planejando começar os eventos pela parte da manhã e ir até a noite. Assim teremos apenas mesas de rpg pela parte da manhã e filme, palestra e mais mesas pela parte da tarde. Quem não puder ficar até mais tarde, pode jogar pela manhã.

Nós começamos a exibir os filmes porque percebemos que as pessoas só chegavam mesmo a parir das 16-17hs. Ai pra não deixar os que chegavam mais cedo sem fazer nada e para não deixar o palestrante falando pra poucos gatos pingados, decidimos entreter com vídeo. :D

Mas, realmente, precisamos de vídeos mais curtos, dificil e encontrá-los de acordo com o tema do evento. :)

AlexWothan disse...

Pessoalmente tenho que concordar com o coment do Nandu. Me atrasei (Shame) mas pude pegar o fim de Dagon, chegando em casa fui atrás do filme, gostei e estou baixando outra adaptações do Lovecraft. Igualmente não joguei pelo tempo, mesmo que por um motivo menos relacionado à segurança pessoal, eu tb só poderia ficar até as 8h.Gostei das palestras e entendo que elas e as mesas devessem correnponder ao grosso do tempo disponives, destacando traillers de bons filmes como indicação. E isso não falo só em Cthulu, mas é uma opinião geral feita na oportunidade específica. No geral, pra quem pouco conhecia do universo Lovecraft, realmente gostei muito. Parabéns!

Michael Wevanne "Mike" disse...

"Será que muita gente tem chegado 'atrasada' porque não está interessada no(s) vídeo(s)?"


Achei uma questão interessante, quem quiser opinar sobre o causo, fique a vontade! O feedback da galera é muito importante!

Elves disse...

Ah eu e o pessoal chegamos atrasados pq estávamos confinados numa palestra sobre a Educação no Brasil. E agente era galerinha do fundão aushauhasuas, só não sei pq só reclamavam quando agente abria a boca. Tinha mais gente conversando tbm e ninguém reclamou u.u
Autografo do John HAHAHAhAHA
De qualquer forma foi massa pq nós demos a sorte de chegar no inicio da palestra e ver o Bloop* Aquilo me deixou com medo, nunca mais passeio de barco aí na baía do guajará .-.

RPGeo disse...

Tenso foi (com relação ao Bloop):
"Isso foi um Fato REAL que ACONTECEU!"

Fico imaginando se também n foi uma pegadinha de algum(uns) sujeito(s) do NOOA?

"Isso é um som que um equipamento mecânico não faria", aí eu olhei para as caixas de som atrás do Glauber... =P

(Teoria da Conspiração dentro da Teoria da Conspiraçao!!! BWAHAHAHAH)

Dragões do sol Negro disse...

Off: Post hoje tem entrevista do RPG pará nos Dragões do Sol Negro confere lá e deixe seu comentário.
Abraços
http://www.dragoesdosolnegro.com/

Enivaldo Junior disse...

gostaria de ter ido, mas felizmente estava no animazon narrando e divulgando o rpg, acredito que um numero de pessoas maior vai aparecer no encontro do mes que vem

Michael Wevanne "Mike" disse...

Tinha ouvído falar do tal "Bloop" há um tempo... Queria ter visto o que foi falado para saber mais especificadamente do que se trata.

Carlos disse...

To sumido dos ultimos eventos e queria muito ter ido nesse. Dando a minha opinião sobre o assunto que foi levantado acho realmente que o video tem que ser mais curto, alguem que saiba de edição poderia fazer um apanhado de cenas sobre o tema. Agora uma das coisas que eu vejo necessidade de mudar mesmo é a conscientização de cada um com relação ao barulho, isso é uma coisa que incomoda muito.

Michael Wevanne "Mike" disse...

Os mestres, pobres coitados, que o digam! Hehehe!

Haja voz!

Elves disse...

Pior, na hora de narrar fica dificil por causa do barulho. Agente tem que aumentar a voz bastante, a dor de cabeça começa, e só percebi que estava gritando quando pediram silencio pra mim .-.

Postar um comentário