Tenho um carinho especial pela primeira edição, pois foi com ela que comecei a jogar RPG. rever as regras foi nostálgico, muitas boas lembranças (assim como qualquer pessoa teria ao rever o RPG em que começou a jogar, seja lá qual for). Criei umas fichas personalizadas baseadas no meu grupo velho de D&D 1e (por onde será que anda essa galera?).
Depois de rever as regras, pensei: "Graças a deus, mudaram esse troço", hauahuahaau. Tenho que admitir que o sistema, apesar de enxuto em relação as versões atuais, era desnecessariamente deselegante. De qualquer forma vale muito pena experimentar a sensação de estar jogando o jogo onde tudo começou.
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Por sinal, me senti motivado a fazer uma "postagem túnel do tempo" mostrando as diferenças de regras entre as edições de D&D. Acho que vai ser bem legal, tanto pro jogadores das antigas quanto para quem não provou o inicio da coisa toda.
16 comentários:
Muito legal!
Essas imagens são do Baldur's Gate, não? Haha
Big Head guarda um lugar pra min nessa mesa
Essas imagens são do baldur's e do Neverwinter, mas quem é quem, não sei :)
Infelizmente não dá pra guardar lugares, o lance e chegar cedo e se inscrever na mesa. :)
Simplesmente fantástico.
Essas fichas são lindas!
Parabens mais uma vez pelo trabalho!
Se não fosse demais, vocês bem que podiam liberar os arquivos "editaveis", abraços!
Valeu Rafael. Fiz o background no photoshop CS4 e os dados no Corel X5. Posso preparar um arquivo aberto e upar no 4 shared assim que tiver um tempo. :)
Massa demais, bro!
pow que foda esse halfling, vou chegar cedo para participar dessa mesa
Tenho que dar uma revisada nessas fichas, já achei um monte de gafes, :P
como funciona a CA? tem uma tabelinha embaixo ne, pra poder acertar tem que tirar numero maiores ou menores do que o indicado? tipo pra acertar esse guerreiro que tem ca 0 só tirando 19 ou 20 pra acertar?
É assim mesmo carlo, nas primeiras edições do D&D, a CA era: quanto menor o número maior a armadura. Gerava termos confusos como, por exemplo, Bônus de -1 ou Penalidade de +2. Os sinais contrariavam os termos, hehheheh.
As fichas vinham com essa tabelinha no rodapé, os valores eram iguais para todos os personagens (com excessão dos ajustes de corpo-a-corpo e Distância). Só mudavam quando os personagens atingiam níveis mais altos.
O famigerado termo de regra "THAC0" (to hit armor class 0) só veio aparecer no AD&D, Bighead? Porque essa é a mesma mecânica!
O THAC0 aparece na primeira e segunda edição de AD&D e depois nas edições revisadas de D&D, e nas Enciclopédias de Regras do D&D 1ª Edição.
Pra quem não sabe, o THAC0 apareceu pra facilitar o uso (ou até dispensar) essa tabelinha, pelo menos em teoria. Tipo, tu precisava apenas decorar o THAC0 do teu personagem, depois era só fazer um calculo e saber que número precisava atingir no D20 pra acertar o monstro.
Por exemplo, eu sei que o THAC0 do meu personagem é 19, ai quando for enfrentar um monstro de CA 3, bastava subtrair 19-3=16, 16 é quanto tenho que tirar no d20 para acertar o monstro.
Um outro monstro de CA -1, eu somava ao meu THAC0, 19+1=20, precisaria tirar 20 no d20 pra acertar o cara.
A "deselegância" do THAC0 era que quando a CA do inimigo era positiva o calculo era uma subtração e quando a CA era negativa o cálculo era uma adição. Quando o Mestre dizia que tu tinha um bônus, você tinha que subtrair e quando ele dizia que tu tinha uma penalidade, tu tinha que somar... Uma trollada clássica do D&D das antigas. heheh
No fim das contas o THAC0 e a tabelinha estavam sempre em sincronia. Como eu sempre fui muito ruim em matemática, eu era adepto da tabelinha. Sempre. :)
achei tenso foi esses pontos de vida
FALTO UM MONGE >.<
cara, cê não tem uma versão delas editaveis em pdf não?
O mago e o elfo não recebem magias extras por possuírem valores de inteligencia 17 e 15?
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