23 de maio de 2011

Filme Padre, vampiros e a morte do Osama.

Filme Padre, vampiros e a morte do Osama.



Esse fim de semana fui assitir ao filme Padre, com Paul Bettany no papel do sacerdote católico num mundo devastado por vampiros que mais parecem aliens ou zergs. Nada mundo interessante. Escrevi uma resenha mais completa sobre o filme no www.rederpg.com.br

Lendo as resenhas e críticas do filme, vi que uma das atrações foi por causa do filme falar mal da Igreja católica. Enfim, o protagonista, um padre guerreiro, se revolta contra a letargia e o orgulho do clero para defender sua família.

O interessante é que só através da discussão mantida pela Igreja, o velho bem e mal, que a ação do personagem se justifica. Somente porque existe a justiça que o padre pode denunciar a Igreja por ser corrupta. Então a crítica não é contra o que a Igreja prega, mas como ela se comporta diante disso. O problema é a hipocrisia, e não a divisão entre bem e mal.

Logo, como definir a justiça? Um indivíduo sozinho pode impor essa vontade e sua própra versão da justiça, como acontece no filme, mas na vida real isso pode ser bem complicado. A inquisção tentou limpar os padres hipócritas, pedófilos entre eles, e hoje todo mundo fala mal dela. Osama bin laden pode ser considerado um homem santo que se revoltou contra a hipocrisia dos islâmicos sauditas, e é um assassino terrorista.

A conversa de religião e guerra é velha, perigosa e poderosa. Talvez esse filme trate com certa irresponsabilidade do tema.

2 comentários:

MC disse...

Aaaaah, Diegooooo!

Baita tema interessante. Desenvolve mais aí, vai! Post instigante. Ficou com gostinho de "quero mais".

Abraços para a família toda.

Hugo Marcelo disse...

Grande Diego,

Gostei muito deste poster. É um assunto que merece nossa atenção!

Hugo Marcelo

Postar um comentário