14 de março de 2011

Lançamento: The Danse Macabre

Autor: Leonardo Teixeira

Demorou (2 anos para ser mais preciso), mas saiu; finalmente a White Wolf lançou o tão aguardado suplemento para Vampiro: O Réquiem.

Lançado com toda a pompa e circunstância que um suplemento desse porte merece, esse livro é mais do que aparenta, ele é o verdadeiro livro que os Amaldiçoados (ou os que interpretam) deveriam ler para entender todos os meandros que o Réquiem apresenta, seja com seus dramas, suas novelas, seus jogos políticos ou o que quer que seja possa apresentar.

Antes de falar propriamente sobre o livro, gostaria de escrever um pouco sobre o que é realmente a Danse Macabre para o Mundo das Trevas onde os Vampiros se inserem. Termo criado no período da Idade Média para designar à universalidade da morte, independente do status social, a dança da morte uniria a todos. Para os Vampiros, a Danse Macabre se entrelaça com o próprio Réquiem, onde cada Amaldiçoado passará a ter uma não vida e terá que lidar com ela séculos a fio, tendo que enfrentar, além de outros seres sobrenaturais, nada mais nada menos que outros de sua própria espécie, num jogo de intrigas, mentiras, traições e toda sorte de desalento que uma vida amaldiçoada pode oferecer.

A dança da morte é isso. É o movimento que o membro da família faz em torno de si na cidade e que tem conseqüências diretas e imediatas em todos os que estão a sua volta.

Mas deixando um pouco de lado a análise antropológica e social da família, vamos ao livro que é o que interessa nessa matéria:

Livro feito com 260 páginas em capa dura e totalmente colorido.

Está dividido entre os seguintes capítulos:

Capítulo 1: apresenta três Tiers da não vida do Vampiro. Um em escala de Cotéries, aonde o grupo vai aprendendo junto às agruras da sobrevivência nas ruas, o segundo é em escala da cidade envolvendo tramas entre clãs e coalizões e o terceiro é em escala global envolvendo tramas entre anciões que teriam poder para maquinar algo tão grandioso. Neste primeiro capítulo, surge um resumo sobre cada clã, os motivos para se jogar com eles e uma mecânica opcional pra receber bônus em algumas rolagens, dependendo da situação, do seu clã e atitude do seu vampiro, ainda é apresentado dois méritos: o primeiro é a Mascara que representa o seu papel na sua não vida, que não envolve seres sobrenaturais; o segundo, Réquiem, é um mérito voltado para a sociedade vampírica, para aumentar a relevância do personagem dentro de um determinado papel.

Capítulo 2: este segundo capítulo descreve 14 novos covenantes, elevando os 5 clássicos a condição de mais conhecidos. Esses covens menores possuem um número bem reduzido de qualidade exclusivas porem são interessantes, incluindo as Noivas de Drácula e os Filhos dos Espinhos (Children of the Thorns).

Capítulo 3: este capítulo é um show de novas mecânicas, sendo 2 associadas a perda de humanidade introduzindo novas conseqüências além das perturbações coma as Atrocidades e Perdições (Atrocities and Banes), que são conseqüências místicas e físicas alternativas às perturbações que auxilia o vampiro a manter a sua humanidade devido a sua relação com o mundo mortal. Combate mental e social com uso de disciplinas, uma compactação do combate físico. Formas de aprendizado de devoções através de dificuldades pessoais com disciplinas gerando uma certa ressonância que melhoram as perícias e geram algumas vantagens em combates físicos. Por fim, e não menos importante, os Gárgulas com uma opção de criá-los fora do Círculo da Anciã, ou seja, um desenvolvimento do que havia sido iniciado no livro básico mas que só agora foi realmente retratado com amplitude e vastidão.

Capítulo 4: terminando o livro, existem 5 aventuras prontas que cobrem cenários nada tradicionais tais como noir, mundo pós-apocaliptico, o rei morreu, Cotéries com telhado de vidro, aposentados e armados.

Em suma, um livro que todo jogador e narrador sério de Vampiro: O Réquiem deve, se não ter, pelo menos ler e que acrescentará uma nova temática a mesa. Segue também um link do vídeo (em inglês) onde os desenvolvedores do livro aparecem abrindo as primeiras cópias do livro: http://www.youtube.com/watch?v=YwixmWdEMAA

Espero ter ajudado e vamos jogar!

1 comentários:

John Bogéa disse...

Põ, fiquei com vontade de ter esse. Alias, tenho vontade de todos os livros do NWOD, hauahauahu

Um mais foda que o outro.

Postar um comentário