28 de fevereiro de 2011

A Secular Games abre concurso de game design de RPG.

Ótima iniciativa da Secular Games em promover, não somente um concurso, mas uma discussão e reflexão sobre o assunto, em investir em novas possibilidades de jogo, novas experiências e, principalmente, quebrar ditos paradigmas dos jogadores brasileiros. Fico muitíssimo feliz em ver que o Brasil está saindo da mesmice de sempre e formando jogadores menos bitolados do que os da minha geração. Bravo, Secular, bravo!

Post a seguir retirado do site oficial: http://www.secular-games.com/2011/02/concurso-faca-voce-mesmo-de-criacao-de-jogos/

Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos!
Inspirados novamente pelo espírito Faça Você Mesmo e pelo crescente interesse na produção independente de RPG nos últimos meses, nós da Secular Games resolvemos abrir um concurso de criação de jogos de RPG! Nos mesmos moldes de vários concursos semelhantes que existem na gringa,  o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos é tanto uma forma tanto de mostrar que é completamente possível criar um jogo bacana em alguns dias, como incentivar a discussão acerca do game design e produção independente de jogos por aqui. Além do mais uma competiçãozinha de vez em quando é legal para agitar as coisas!

Objetivo
O objetivo do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos é simples: os participantes deverão desenvolver um jogo de RPG que seja jogável em 15 dias, iniciando sua produção em 28/02/2011, passando da maneira mais nerd possível o carnaval e os dias que o seguem, até a data limite de entrega em 13/03/2011.
E se você está se perguntando: “como eles saberão que eu realmente comecei no dia 28/02/2011, se eu enviar um projeto que tenho acabado desde o ano passado?”. Talvez possamos pegar algum indício na internet do seu velho e surrado projeto em um comentário através de listas de discussão ou fóruns, mas isto é bem improvável. O que importa mesmo perguntar é: “qual a graça de usar um projeto velho e trapacear em uma disputa saudável e tranqüila onde todos criam algo novo – e logo, saem ganhando?“. Deixamos a resposta por sua conta.

Participação
Basta que você envie seu jogo pronto para o e-mail secular@secular-games.com até a meia-noite do dia 13/03/2011. Aceitamos basicamente todo tipo de arquivo: PDF, arquivos de imagem, áudio e vídeo que sejam razoavelmente compatíveis com nossos Windows (senão, acompanhados de um tutorial sobre como visualizá-los), e documentos de todos os aplicativos de Office. Se você tem uma idéia para um jogo bizarro utilizando apresentações de PowerPoint e uma trilha sonora, por favor nos envie! A única limitação é que o jogo deve, somando o total de tudo o que for enviado, ter no máximo 25 páginas, 15 minutos de vídeo e 30 minutos de áudio. Acreditamos que seja o suficiente para colocar um bocado de boas idéias!
Os candidatos poderão concorrer com somente um jogo em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva, portanto se concentre em seu melhor tiro. Obviamente estão vedadas as participações dos juízes responsáveis pela avaliações dos candidatos, no caso os quatro sócios da Secular Games: Giltônio Santos, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho.
Como dica para o desenvolvimento de seu jogo, sugerimos fortemente que discuta sua proposta em seu blog/fórum favorito. Afinal a proposta do concurso é justamente fomentar a discussão sobre game design e produção independente, e nada melhor que as pessoas verem e colaborarem com estes projetos. De brinde é bem possível que ainda role algum feedback interessantes para complementar ou desenvolver suas idéias, ou quem sabe uma proposta bacana de playtest, e até mesmo co-autoria! Então fale sobre sua criação!
Se você não tem um blog ou fórum no qual seja ativo, recomendamos que crie um tópico para seu projeto no fórum da Garagem RPG, espaço recém inaugurado dedicado exclusivamente ao debate e produção de jogos de RPGs independentes.

Propriedade Intelectual
O jogo enviado para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua sendo seu. A Secular Games possui basicamente duas intenções em relação a ele: estimular a criação independente de jogos de RPG no Brasil; e possivelmente publicá-lo caso seja o vencedor do concurso (ver seção premiação).
Outro ponto importante é a utilização de elementos de jogos desenvolvidos por outras pessoas em seu documento. Esta será permitida desde que:
  1. O texto submetido ao concurso seja inédito.
  2. O jogo possua todas as informações e regras necessárias para ser considerado completo, ou seja, possa ser jogado sem a necessidade de utilização de outros jogos.
  3. A utilização de elementos desenvolvidos por terceiros em uma obra derivada  tenha sido autorizada pelos autores do livro em questão. Ou seja, não adianta enviar um jogo super bacana que utiliza uma mecânica criada originalmente por uma editora ou autor que não tenha disponibilizado suas regras para o uso da comunidade em outras publicações.

Avaliação
Serão considerados como critérios de avaliação dos jogos enviados ao Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos os seguintes itens:
  1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?
  2. Temática: o jogo apresenta um conceito criativo e inovador? Possui uma pegada divertida e ao mesmo tempo clara?
  3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo?
Nós avaliaremos todos os jogos enviados, e nos comprometemos a comentar e criticar (construtivamente) todo o seu conteúdo de acordo com os três critérios acima, que receberão notas de 1 a 10. O jogo vencedor será aquele que obtiver a média mais elevada no final da avaliação.

Premiação
Além da satisfação de um trabalho bem feito e da diversão da parada, o vencedor do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos poderá ter seu jogo publicado pela Secular Games, caso este seja o interesse tanto do autor como da editora em comum acordo.

Considerações Gerais
Achamos importante ressaltar que nosso conceito do que pode ser caracterizado como um jogo de RPG é bastante abrangente. Portanto sintam-se livres para flertar com outros formatos e idéias, um dos objetivos aqui é justamente sair do padrão. Ainda assim em caso de dúvida nos mande um e-mail!
A Secular Games se reserva o direito de alterar essas regras a qualquer momento, comunicando a ocorrência através deste site.
O envio do seu material é sua inscrição no concurso. Não é preciso fazer um cadastro prévia ou nada assim. Mandou, já era, depois é só torcer. Ainda assim, seria legal comentar neste post sobre seu interesse em participar, e quem sabe, já compartilhar o link de onde discutirá seu projeto, assim todos aqueles interessados em acompanhar o processo poderão fazê-lo mais facilmente.
Agora mãos à obra!

3 comentários:

Leonardo Teixeira disse...

Acho louvável essa iniciativa uma vez que ela demonstra o quanto o interesse dos nossos jogadores e narradores está aumentando a ponto de atingir um patamar de criação desse nível...como foi dito, essa é uma nova geração que está sendo formada, geração esta que tem visão de mundo e que sabe o quanto pode interferir nele.
O RPG Pará está mais uma vez de parabéns também por abraçar essa causa.

Álvaro Botelho disse...

vou participar !!!!!!!!!!

Gilson Rocha disse...

Mais informações!

http://www.secular-games.com/2011/03/mais-noticias-faca-voce-mesmo/

Gilson

Postar um comentário