16 de janeiro de 2011

RPG Pará na Saraiva: Introdução ao D&D - 4ª Edição [Relatos]

Salve povo! Neste úlitmo sábado (15/01/2010), realizamos o primeiro RPG Pará na Saraiva com o tema Introdução ao D&D - 4ª Edição.

Nossa programação se deu da seguinte forma:
1 - Palestra: Introdução ao D&D - 4ª Edição; Palestrante: Yuri "Seth";
2 - Espaço para perguntas e debate;
3 - Sorteio de brindes;
4 - Game Day (4 aventuras introdutórias narradas para os participantes do evento);
O evento começou às 16 horas e teve a duração de 5 horas.

O PÚBLICO

Devo dizer que foi uma surpresa termos recebido um pouco mais de 60 pessoas no evento. Lembrando que no espaço só haviam 44 lugares para sentar. Mas com a ajuda da Tainah, responsável pela Comunicação e Eventos da Saraiva Mega Store Belém, conseguimos mais cadeiras e bancos para aqueles que estavam de pé. Infelizmente não conseguimos atender a todos, mas acredito que conseguimos criar um ambiente confortável àqueles que puderam prestigiar o evento.

Além de jogadores e fãs de RPG da região, tivemos o prazer de contar também com a presença de jogadores do Estado do Amapá.

Público Presente


Público Presente


Público Presente

A PALESTRA

Com a duração de aproximadamente 40 minutos, Yuri "Seth" apresentou aos presentes as características do D&D - 4ª Edição e as mudanças que ocorreram em relação a edição anterior, assim como apresentou ferramentas úteis aos fãs e jogadores de D&D.

Devo dizer que a palestra foi bem interessante e preocupada em orientar os presentes sobre as características principais do D&D - 4ª Edição.

Mesmo com uma leve timidez inicial, Yuri "Seth" demonstrou domínio do tema e agregou à apresentação opiniões interessantes sobre o jogo.

Colocamos à dispoição os slides da apresentação no formato do programa Power Point: baixar apresentação.

Palestrante Yuri "Seth"

Palestrante Yuri "Seth"

Palestrante Yuri "Seth"

O DEBATE

Logo após a palestra foi aberto para o público um espaço de debate com perguntas e respostas sobre o tema exposto. Devo dizer que considerei esse o ponto forte do evento.

Deixamos os presentes à vontade para realizarem suas perguntas e apresentar suas opiniões, assim como deixamos um espaço para que eles também respondessem as perguntas feitas.

Muitas questões importantes foram levantadas sobre o D&D - 4ª Edição e o público foi bem receptivo com as mais variadas opiniões apresentadas. Dentre as questões levantadas podemos citar:
- Quais materiais disponibilizados poderiam ser considerados oficiais ou não?
- Por que se resolveu apresentar uma quantidade tão grande de classes e raças?
- Interpretação x Jogar Dados.
- Ambientalizações para a 4ª Edição.

Debate

Debate

Debate

OS BRINDES

Após o debate, foram sorteados brindes ofertados pelos colaboradores do RPG Pará aos participantes do evento.

Inicialmente, para cada brinde, foram sorteadas duas pessoas. Essas duas pessoas decidiram em uma rolagem de um D20 (dado de 20 faces) para ver com quem ficava o brinde.

Houveram momentos bem empolgantes nessas rolagens. Com direito a falha crítica.

Vencedor do brinde D&D - Livro do Jogador 2

Vencedora do brinde Camisa do RPG Pará

Um dos três vencedores que ganhou um conjunto de miniaturas

AS AVENTURAS

Para completar a programação do evento, nada melhor do que pôr em prática tudo o que foi dito e debatido. Foram realizadas quatro aventuras básicas de D&D para os paticipantes.

Os narradores das mesas foram: Michael, John, Bruno "Chuva" e Daniel.

Daniel e seu grupo de jogadores

John e seu grupo de jogadores

Bruno "Chuva" e seu grupo de jogadores

Michael e seu grupo de jogadores

Foto de encerramento do evento

OS AGRADECIMENTOS

Gostariamos de agradecer à Tainah, em nome da Livraria Saraiva, pela oportunidade de apoio que nos foi dado e para os próximos encontros do RPG Pará na Saraiva.

Rodrigo "Ragabash" e Tainah

A equipe de colaboradores do RPG Pará também agradece a todos pelo sucesso do evento RPG Pará na Saraiva e que nos apoiaram e prestigiaram o evento. Sem vocês não teriamos alcançado o sucesso do encontro.


AS FOTOS

Todas as fotos deste post e outras mais que foram feitas no evento estamos colocando a disposição para fazer download: baixar fotos.

As fotos estão armazenadas em um arquivo ZIP a qual possui o tamanho aproximado de 102,4 Mb.


O PRÓXIMO ENCONTRO

Pois então meus queridos amigos RPGísticos. Já temos data marcada e tema escolhido para o nosso próximo encontro.

Tomem nota! Será no dia 19 de fevereiro de 2011 com o tema Introdução ao Mundo das Trevas.

Final de semana que vem estaremos fazendo o lançamento oficial do próximo encontro e sua programação.

12 comentários:

Carlos disse...

Eu tinha o pressentimento que ia acabar lotando isso por isso resolvi chegar cedo hehe, achei muito bom o espaço da saraiva apesar de um pouco pequeno é muito bem estruturado, a palestra do seth foi muito boa, a parte do debate foi bem divertida só achei que nós mesmos deveriamos ter um pouco mais de organização nesse momento e evitar conversas enquanto as perguntas são realizadas assim como tentar fazer um pouco menos de barulho durante a realização das partidas. Mais dou os parabens a todos que estavam envolvidos com a organização, estarei presente em todos os outros eventos que ainda estão por vir.

Gilson Rocha disse...

Essa parte do debate precisa de coordenação mesmo. O pessoal nos eventos acadêmicos que participo faz de forma interessante: quem está coordenando faz uma fila de espera anotando o nome de quem quer falar e só a pessoa fala em sua vez. Simples e muito funcional.

Gilson

John Bogéa disse...

Até que eu gostei da liberdade que os participantes tiveram de responder certas questões. Gosto do formato "bate-papo".
Acho que no próximo precisamos só deixar umas regrinhas mais claras, como respeitar a fala do parceiro e levantar a mão caso tenha uma pergunta. Ae o mediador do "bate-papo" coordena as coisas.

Mike Wevanne disse...

encontro realizado com exito! parabens a todos!

Seth disse...

Evento muito massa....Já esperando pelo próximo.

Roger Souza disse...

Concordo com o Carlos em alguns pontos, Adorei de verdade o Evento realizado na Editora Saraiva tendo o RPG como tema (o movimento esta precisando muito disso)Gostei da Palestra bem focada sobre o D&D 4.0 dado pelo yuri, do espaço e da estrutura, o que incomodava um pouco eram as conversas paralelas que haviam no meio da apresentaçao mas tirando isso todos os organizadores estao de parabens pela iniciativa, para estar assim na minha opiniao Completao mesmo o sucesso axo que deveriam ter feito um chamado para os mais jovens, para que se interessarem nao somente pelo D&D como para o RPG em si!!!!

Gilson Rocha disse...

Bem colocada a questão dos mais novos, Roger.

Gilson

Gilson Rocha disse...

Ah, sim! Depois do evento rolou jogos de tabuleiro bacanudos durante a madrugada toda!

Gilson

RPGeo disse...

¬¬ e ninguém me chama...

- Nando Alves

Gilson Rocha disse...

Tu foste embora, nem ficou jogando!

Gilson

Roger Souza disse...

Ei Concordo com o Companheiro.. Ninguem xama agente para jogar depois...rsrsrsrsrsr..... Como diz o personagem Chaves: Estamso aqui para isso!!!!

Mesarkana disse...

ÉGUA! O Charles tá com uma cara do mal... HAUHAUHAUHAUAHUAHAUH

Postar um comentário