15 de setembro de 2010

Romance de Clã - Tzimisce [Comentários]


Salve povo! Enfim terminei o Romance de Clã - Tzimisce (por Eric Griffin, 1999), segundo livro da saga épica entitulada Clan Novel ambientada no jogo Vampiro: A Máscara.

Inicialmente devo dizer que a palavra "espanto" resume bem minha percepção desse livro. Mas antes de explicar o meu espanto e tecer meus comentários, permitam-me fazer fazer uma breve descrição do livro.

O livro é dividido em três partes:

Parte 1: O Conselho de Guerra

Apesar do livro possuir o título voltado ao Clã Tzimisce, este capítulo é, em grande parte, voltada à narração de Francisco Domingo de Polônia, o Arcebispo Sabá de Nova Iorque e integrante do Clã Lasombra.

Portanto, pela perspectiva de Polônia, são narrados os eventos do Conselho de Guerra Sabá que antecederam o ataque ao High Museum o Art em Atlanta, narrado no livro anterior.

Dentre outras características típicas deste tipo de reunião Sabá descritas neste capítulo, é dado ênfase à presença e comportamento dos Tizimisce, principalmente de Sascha Vykos, enviada junto com vários outros por Monçada, Cardeal da Europa, para ajudar na tomada de Atlanta e outras coisas mais que são desvendadas durante o decorrer do livro.

Parte 2: A Dança do Fogo

Neste capítulo, são feitos relatos dos momentos antes, durante e depois do ataque feito ao High Museum o Art, sendo seus narradores variando entre vários persoangens Sabá espalhados no cerco do museu, naturalmente dando ênfase à participação dos persoangens Tzimisce e seu peculiar poder de luta.

Os eventos descritos nesta parte são um complemento e continuação dos eventos narrados pelos personagens da Camarilla no livro Romance do Clã - Toreador.

Parte 3: A Fraude

Neste capítulo Sascha Vykos e seus companheiros europeus mostram suas verdadeiras intensões para a invasão Sabá.

Após ao cerco de Atlanta, os grupos de ataque enviados por Monçada e comandados por Sascha são enviados à várias cidades da costa leste dos EUA com o objetivo de invadir e aniquilar todos os membros da Camarilla. Destre estas cidades as principais foram Charleston (Estado da Carolina do Norte), Richmond (Estado da Virgínia) e culminando em Washington, DC.

O resultado é no mínimo impressionante e que determinarão os rumos da continuação desta saga.

Comentários

Como havia prometido, agora vou explicar meu "espanto".

Devo confessar que, antes de ler este livro, eu tinha uma visão um pouco mais romântica do Clã Tzimisce. Imaginava os Tzimisce em algo que espelha-se o famoso e histórico Vlad Tepes.

Assumo a culpa por ter me bitolado à esta visão. Muito porque sempre fui limitado às descrições do livro básico de Vampiro: A Máscara e do livro Guia do Sabá. Jamais parei para ler o livro O Livro do Clã: Tzimisce. Talvez se o tivesse lido não teria fantasiado este clã de maneira tão diferente.

Como assim diferente? Permitam-me explicar.

A visão que tive dos Tzimisce, ao ler seu Romance de Clã, foi de um clã carniceiro. Várias cenas descritas sobre o compotamento de seus integrantes envolvem manipulação da carne e ossos de seres vivos ou não com um forte teor sádico e doentio. A depravação total da forma humana.

Depravação (de.pra.va.ção ): sf (lat depravatione) 1 Ação ou efeito de depravar. 2 Corrupção, degeneração. 3 Med Alteração mórbida. (Michaelis, Dicionário da Lingua Portugusea)

Portanto, esse livro se tornou um divisor de águas para mim no entendimento do Clã Tzimisce e como irei interpretá-lo como jogador e como narrador. Naturalmente, fiquei curioso em ler o Livro de Clã: Tzimisce para henriquecer mais essa interpretação.

Agora estou partindo para o terceiro livro, Romance de Clã: Gangrel. Tão logo eu o termine trarei à vocês minhas impressões.

Aproveito para lembrar aos interessados que a Devir Livraria lançou neste mês de setembro a oitava parte da saga, o livro Romance de Clã: Ravnos.

1 comentários:

Mike Wevanne disse...

eu ainda estou lendo o "romance de clan: assamita" (setimo livro da serie) e estou gostando bastante da trama, e apesar de nao ser fan de historias de vampiros, planejo comprar os demais romances em breve.

Postar um comentário