2 de julho de 2010

Magia e Fantástico - Atributos

Salve povo! Vamos dar continuidade aos nosso trabalho na criação do jogo Magia e Fantástico: O Despertar.

Semana passada finalizamos a primeira parte da criação de personagem. Apresentamos as cinco classes disponíveis no jogo e suas respectivas especializações.

Hoje vou apresentar a segunda parte na criação de personagem. Vou abordar sobre os atributos de um persoangem.

Para começar, quero esclarecer que este projeto não possui a pretenção de inovar no quesito sistema. Pelo contrário!

A partir deste ponto, o que vocês irão ver é uma série de compilações de partes dos jogos D&D - 3ª Edição e dos que compõem o Storyteller.

A proposta é viabilizar um sistema que permita combinar as características e poderes das classes de D&D com a ambientalização de nossa realidade. Para tanto, escolhi o sistema Storyteller e seus jogos que compõem o antigo Mundo das Trevas.

Esta escolha foi feita mais pela minha familiaridade com o sistema Storyteller do que qualquer outro motivo. Portanto, será frequente o seu uso para viabilizar esse projeto.

Feito esse esclarecimento e salvoguardando as autorias do que será compilado. Vamos ao detalhamento dos Atributos do personagem.


ATRIBUTOS


Após a definição do conceito básico do personagem, através da escolha de sua profissão e classe, o jogador deverá definir seus atributos.

Os atributos determinam o que o personagem pode ser e fazer. É onde se define suas qualidades, capacidades e aptidões. Portanto, é importante que o jogador defina sabiamente a distribuição dos atributos para que possa atender aos mínimos necessários à classe de sua escolha e viabilizar a jogabilidade de seu personagem.

Os atributos são divididos em:

Força: representa o potencial físico e a musculatura do personagem. Esse atributo é requisito básico para a classe Combatente;

Destreza: indica a coordenação motora, a agilidade, os reflexos e o equilíbrio do personagem. Esse atributo é requisito básico para a classe Infiltrador;

Vigor: representa a saude e a resistência do personagem;

Carisma: representa a força do caráter, capacidade de persuasão, presença sedutora, liderança, habilidade de influenciar os outros e a beleza física de um personagem. Esse atributo é requisito básico para a classe Carismático;

Espírito: representa a força espiritual, capacidade de percepção sensorial, resistência psicológica. Esse atributo é requisito básico para a classe Espiritualista;

Inteligência: determina a facilidade que o personagem tem para aprender e raciocinar. Esse atributo é requisito básico para a classe Ocultista.

O jogador deve observar que ao criar seu personagem, automaticamente este começará com um ponto em cada atributo, desta forma garantindo o mínimo de atributos. Além dos pontos iniciais, o jogador poderá distribuir, a sua escolha, mais 10 pontos entre os atributos.

Cada classe possui um atributo principal, inerente à dedicação e especialização de seus conhecimentos e treinamentos. Para viabilizar a classe escolhida, o jogador deverá gastar pontos para garantir a quantidade mínima do seu atributo principal. Para qualquer classe, a quantidade mínima do seu atributo principal é 4.

O nível 10 será o máximo de atributo que um personagem poderá vir a alcançar. Para chegar neste patamar, além da quantidade de experiência a ser acumulado para a compra dos pontos necessários, o personagem também deverá desenvolver no jogo sua evolução pessoal. Tudo isso, naturalmente, sendo supervisionado e aprovado pelo mestre.

Multiclasse: naturalmente, se o jogador desejar ter um personagem multiclasse, além de ter que garantir os atributos mínimos exigidos para cada classe, seja durante a criação, seja com pontos de experiência, ele terá que desenvolver um histórico do personagem, seja durante o prelúdio, seja durante o jogo, que justifique a escolha multiclasse. Tudo isso sob a supervisão e aprovação do seu Mestre.

O que vocês acharam?

Deixem seus comentários para me ajudar a desenvolver cada vez melhor essa idéia de jogo.

Na semana que vem pretendo abordar o próximo passo na criação do persoangem. Vamos definir as Perícias.

0 comentários:

Postar um comentário