7 de julho de 2010

Gurps 4a edição em português, suspense sem fim

Como alguns já sabem, Gurps não ficou pronto a tempo para a RPGCON. Eu estava cheio de esperanças em “comprarei meu sistema favorito em sua nova edição num evento que viajei de tão longe para estar”. Só frustração, mas ainda não perdi a esperança. Todavia, só acreditarei quando tocar num ou os relatos digitais alegarem que realmente ele existe.

Na palestras das editoras senti falta do Douglas Quintas Reis da Devir. Desta editora estavam os responsáveis pelas linhas de D&D e Mundo das Trevas, Otávio e Maria do Carmo Zanine, respectivamente. Fiquei aliviado em saber que poderia perguntar ao Otávio, já que ele falou do sistema também.

Perguntei na palestra sobre a previsão, o formato e a possível volta de MiniGurps. A previsão é para julho, mas a Devir vem alegando que publicará desde 2006, então fica a expectativa. O formato não está definido ou o Otávio não podia ou preferiu não comentar para evitar reações. Não sabemos se será colorido capa dura ou preto e branco capa mole ou até mesmo outra combinação. Ele comentou a possibilidade de dois formatos, mas isso foi descartado pela editora. O que mais me surpreendeu foi a possível volta do MiniGurps, mas desta vez evitando os cenários históricos e abordando temáticas mais diferentes. MiniGurps foi um formato muito interessante na 3a edição, onde livros pequenos (40 páginas) continham regras, cenário, personagens e aventura, além do preço acessível (até R$10,00). Ele também informou que a Devir pretende disponibilizar material gratuito em pdf.

Só nos resta esperar.

Gilson

2 comentários:

Mike Wevanne disse...

jah li por ae que o GURPS 4a ediçao vai sair aqui no brasil em P&B. soh nao sabem se a capa vai ser dura ou cartonada...

por mim tah valendo, de qualquer forma vou pegar um da prateleira para mim!

Gilson Rocha disse...

São especulações. O próprio Otávio (Devir) não revelou.

Gilson

Postar um comentário