2 de abril de 2010

Manual de Regras v.2.2 - Tagmar 2


Este livro é o que você precisa pra jogar Tagmar 2, neste livro você encontrará todas as regras básicas necessárias para fazer sua campanha neste maravilhoso cenário/sistema.
O livro não é grande, comparando-se a outros livros básicos de outros sistemas de RPG, composto por apenas 129 páginas.
O primeiro capítulo (Introdução) faz uma breve descrição do que se trata o Tagmar e sobre o ressurgimento do sistema (Tagmar 2). Além disso, mostra como você pode ajudar no projeto Tagmar 2, como jogar no cenário e o que você precisa para jogar.
O capítulo 2 (Características básicas) trata da criação dos personagens além dos estágios que os personagens vão alcançando ao longo do jogo ao acumular experiência. Aqui são apresentadas as raças: Humanos, Pequeninos, Anões, Elfos, Elfos Dourados, Elfos Florestais e Meio-elfos. O interessante no cenário é que optou-se por escolher o termo Pequeninos para que não gerasse problemas com os nomes Hobbits e Halflings, já usados e previamente registrados.
As profissões básicas do sistema também são apresentadas aqui e são: Guerreiros, Ladinos, Sacerdotes, Magos, Rastreadores e Bardos.
Os deuses do cenário, as posses iniciais dos personagens, as atribuições dos atributos e outras características como idade, altura, peso, classe social, velocidade do personagem, também estão neste capítulo. Além dessas características as chamadas especializações são tratadas aqui e são: As Academias de Combate, As Guildas, As Ordens, Os Colégios, As Trilhas e As Confrarias.
O capítulo também apresenta tópicos inovadores (e vale ressaltar que estes nunca foram vistos por mim em outro sistema de RPG) e são: Resistência Física, Karma, Defesa e Absorção, Energia Física e Energia Heróica. Estes tópicos falarei em postagens futuras.
O capítulo 3 trata das Habilidades e como consegui-las. No total são 39 habilidades.
O capítulo 4 trás as regras para o Combate, como aprender a usar armas, as regras de combate propriamente dito, as descrições das técnicas de combate que são: Esquiva, Flechada Dupla, Força Interior, Fúria, Golpe Giratório, Golpe Letal, Intimidar, Lutar às Cegas, Mira, Resistência à Dor e Voz de Comando.
O capítulo 5 trata da Magia. Como adquirir as habilidades mágicas, regras para o uso de magia e as listas de magias são tópicos tratados aqui.
O capítulo 6 discorre sobre os equipamentos e pertences dos personagens, além de oferecer o entendimento de como funciona o comércio em Tagmar.
O capítulo 7 (Evolução) dá informações de como os personagens avançam no decorrer do jogo em relação à experiência.
O capítulo 8 trata dos tesouros e dos objetos mágicos. Todas as regras básicas sobe objetos mágicos são tratadas aqui, como valor, origem, utilização, restrições entre outros assuntos relacionados.
O capítulo 9 é um pouco mais voltado para o mestre do jogo, pois oferece as dicas de como conduzir um jogo, montar uma história e utilizar as regras apresentadas nos diversos capítulos deste livro.
O capítulo 10 é o último e vem falar de regras opcionais, caso o mestre deseje ele poderá utilizar as demais regras que aparecem neste capítulo, como as caracterizações positivas e negativas, que como no sistema de GURPS é possível construir um personagem com alguma desvantagem visando uma vantagem futura.
Além disto, estão listadas características na criação inicial do personagem e regras opcionais de rolagem de iniciativa.
Bem pessoal, esta é apenas um pincelada sobre o Manual de Regras de Tagmar 2, pois o livro é denso em relação às regras, mas simples de ler. Para uma melhor apreciação do mesmo só mesmo lendo o livro.
Como venho falando aqui nas minhas postagens todos os livros do projeto Tagmar 2 podem ser baixados gratuitamente no site do projeto, assim como o Manual de Regras.
É isso! Espero que gostem! Até!

1 comentários:

Mike Wevanne disse...

eu pessoalmente achei a tentativa de modernizar tagmar meio van. o sistema continua arcaico, embora esta seja minha impressao superficial (ateh porque eu nao joguei, apenas li) sobre o causo.

se for assim, prefiro o jogo original.

admiro quem mantem o jogo vivo! parabens para equipe do tagmar II!

Postar um comentário