24 de abril de 2010

Dicas de Mestre – D&D 4.0



Quem joga D&D sabe que o combate é um dos pontos fortes do sistema. Em uma mesa de cinco jogadores (o número mais recomendado), cada um com seu personagem e eventualmente um aliado ou companheiro e cada um com uma quantidade razoável de características de classe, poderes e itens mágicos, o gerenciamento da peleja pode ser algo desafiador para o mestre.

A idéia então é facilitar sua vida, pois além dos personagens dos jogadores há também que se cuidar dos inimigos, armadilhas, obstáculos e desafios de perícias da cena.

D&D 4.0 diferencia o estado de saúde e posição estratégica do personagem através de diversas condições: lento, enfraquecido, pasmo, atordoado, cego, sangrando, entre outros. Controlar isso, além de tudo o que já foi exposto, pode ser “um saco”, mas alguns acessórios podem ser utilizados para remediar: círculos de papel ou plástico, pinos, elásticos e outros materiais, geralmente coloridos, cada cor significando uma condição. Em nossa mesa de jogo, utilizamos marcadores em forma de seta e é esta a dica de hoje:



Marcadores de seta são marcadores de papel em forma de seta larga, impressos em cor e com a condição especificada ao longo da seta. A figura acima mostra um marcador e seu uso na mesa. Ele é facilmente criado num Word da vida, inserindo formas básicas e acrescentando texto e cor específicos à seta. Nós colocamos apenas a condição no marcador, mas com um pouco de talento, é possível adicionar uma ou outra regra.

As setas devem ser impressas num papel de gramatura maior (mais grosso) para dar mais resistência ao marcador. Uma camada de fita adesiva também ajuda e defende contra aquele banho de Coca ou, para os de hábitos mais saudáveis, água mineral. No exemplo abaixo, mais elaborado, as setas foram plastificadas, o que confere bem mais dureza e resistência.



A vantagem que notamos com as setas é que são fáceis de fazer, bastante personalizáveis, não necessitam mover a miniatura para colocar e dão um aspecto diferenciado ao cenário de combate, lembrando um pouco um videogame (bem apropriado já que taxam o jogo como videogame de papel).

Na dúvida, experimente.

E você, que tipo de acessórios utiliza em seus jogos? (espaço para piadinhas)

: )


4 comentários:

Gilson Rocha disse...

Com esses marcadores não fica complicado quando há várias miniaturas na batalha?

Gilson

Daniel Coimbra disse...

Até agora não atrapalharam não, Gilson, e olha que o que aparece de oponente pra galera aqui enfrentar não é fácil.
: )
Pelo fato das setas "apontarem" para o personagem em questão, acabam ficando um pouco de fora do tumulto, sem "zonear" com a cena.
: )

Anônimo disse...

Olá!
É uma boa idéia. Anotado para passar pros amigos que jogam D&D 4ª ed aqui na cidade.

Até and Bye...

Cassiano Oliveira disse...

como eu uso software para gerenciar o combate, acabo não precisando dessas marcaçoes. O máximo que fiz foi pintar com corretivo a parte inferior da miniatura com pontinhos, assim diferencio inimigos iguais por número de pontinhos na parte inferior da base..

Postar um comentário