20 de janeiro de 2010

Perfil do RPGista: Estatísticas 2009 - Parte II

Salve povo! Vamos dar continuidade à estatística do Perfil do RPGista iniciada a duas semanas atras. Anteriormente as análises se basearam sobre os dados do perfil de cada entrevistado. Agora as análises serão feitos sobre os gostos sobre o RPG em geral. Vamos a elas!

Vamos iniciar pela preferência de jogos. Devo dizer que neste item vários entrevistados apontaram mais de um jogo como preferido. Portanto a análise se foca na quantidade de vezes que o jogo preferido foi citado pelos entrevistados. Sendo assim, o jogo D&D ficou em primeiro lugar, com 10 citações, seguido por Lobisomem e Vampiro, empatados com 7 citações. Vários outros jogos foram citados, mas a predominância dos jogos provenientes do D&D e do Mundo das Trevas foram os mais frequentes. Abaixo apresento o quadro com todas as citações.


Em seguida, analisamos a preferência dos entrevistados pelo tipo de personagem preferido para as campanhas. A maior preferência do entrevistado foi pelo personagem combatente, com 31%, mas o mais intrigante foi que logo em seguida, com 31%, a preferência foi simplesmente a não preferência por estilos de personagem em específico. O gráfico é apresentado abaixo.


Perguntados sobre a preferência entre ser mestre ou jogador, a maioria respondeu como sua preferência ser mestre, com 48%, seguido pela preferência por ser jogador, com 39%, e por último a não preferência por alguma das opções, com 13%.


Perguntados se ãtualmente estão jogando alguma campanha, alguns entrevistados respoderam estar jogando mais de uma campanha, portanto analisamos a quantidade de citações nas entrevistas. Portanto, a maioria das citações foi positiva, as quais dividimos pelos vários jogos citados no quadro abaixo.


Questionados se os entrevistados estão realizando ou participando de algum trabalho voltado ao RPG, a maioria respondeu positivamente, os quais ficaram divididos por atividade no quadro abaixo.


E para finalizar as análises... foi perguntado aos entrevistados quanto a opinião sobre o cenário RPGístico no Estado do Pará. Portanto, a maioria respondeu que falta mais particpação dos RPGistas nos eventos, projetos e trabalhos existentes, com 29%, seguidos pelos otimistas e por aqueles que responderam que faltam lugares e lojas que permitam uma maior interação e prática do RPG, ambos com 21%. O quadro completo é apresentado abaixo.


----------------------------------------------------------

ATENÇÃO!!!

Estamos procurando por RPGistas Paraenses (residentes ou não no estado) ou RPGistas de outros estados ou nações, residentes ou que já residiram no Estado do Pará, que queiram participar do Perfil do RPGista. Para participar basta enviar um e-mail para r4gabash@gmail.com respondendo as respostas das 15 perguntas frequentemente usadas nas entrevistas e anexar uma foto do RPGista.

3 comentários:

Gilson Rocha disse...

Bem legal!

Isso é um trabalho imenso, entrevistar assim muita gente, mas acaba sendo uma pesquisa para a região metropolitana do Pará (Belém, Ananindeua, Marituba e Icoaraci, os municípios mais próximos ou que fazem parte da RMB).

Gilson

Fabricio Caxias disse...

Publique seu trabalho em outras midias!

Fabricio "Old Dragon"

Gilson Rocha disse...

Quem deve publicar o que e onde?!

Gilson

Postar um comentário