15 de janeiro de 2010

Guia rápido de criação de personagens v2.2.0 - Tagmar 2

O Guia rápido de criação de personagens é um livro relativamente pequeno, com apenas 21 páginas, que permite ao jogador, como o próprio nome sugere, criar seus personagens, ou no caso de mestres seus PDMs, de maneira rápida e descomplicada. O livro é dividido em 7 capítulos pequenos.
O capítulo 1 apresenta uma introdução ao jogador sobre o jogo de RPG, o cenário de Tagmar, as melhorias desenvolvidas ao longo do tempo para o sistema e quais os passos necessários para o surgimento de um personagem.
O capítulo 2 oferece as opções básicas para a criação dos personagens, como raça, profissão, deuses e suas posses, lembrando que nesta seção nenhuma destas informações é destrinchada, deixando isto a cargo dos livros Guia de Regras Resumido, Livro de Introdução à Ambientação, Livro dos Reinos e Manual de Regras, que detalham estas opções. Ainda neste capítulo há como ocorre a distribuição dos atributos e muitas outras características importantes tanto a nível de sistema quanto a nível de interpretação.
O capítulo 3 as habilidades e aquisição destas, além das regras relacionadas à mesma.
O capítulo 4 trata do combate no mundo de Tagmar, incluindo o aprender em usar armas, tabela de armas, técnicas de combate, entre outros pontos importantes, sempre com pouco texto e muitas tabelas, tornando a informação bastante resumida, tudo para iniciar a jogar já!
A magia é tratada no capítulo 5, aqui o jogador encontrará as regras de como adquirir as habilidades mágicas, os custos para adquiri-las de acordo com a sua profissão e/ou colégios de magia.
O capítulo 6 apresenta os equipamentos. Armas, armaduras, escudos, animais, entre outros são encontrados aqui com seus respectivos valores para aquisição.
Finalmente no capítulo 7 é apresentada a tabela de evolução do personagem e como ocorre a passagem deste entre os estágios.
O livro é bem simples, com pouca leitura e muitas tabelas, para mais informações os jogadores e/ou mestres devem se remeter aos livros Guia de Regras Resumido e Manual de Regras, onde são mostrados os detalhes.
Ao meu ver este livro fora projetado para jogadores experientes no sistema, uma vez que quase ou nenhum conceito relacionado à criação de personagens é elucidado.
No mais era isso pessoal! Segue aí esta pequena resenha de mais um livro do cenário/sistema de Tagmar e espero que gostem!
Até!!

0 comentários:

Postar um comentário