2 de dezembro de 2009

15 Anos de Festa do Caern - Uma Homenagem à Amizade

Salve povo! Hoje quero comentar sobre uma festa que tradicionalmente acontece uma vez por ano, geralmente entre os meses de outubro e novembro. É a festa do Cern.


A 15 anos atrás um grupo de seis amigos RPGistas se reuniu para comemorar o aniversário de um deles. Mal eles sabiam que estavam desencadeando um evento que viria a extrapolar os limites do RPG.

A comemoração foi tão divertida e significativa para aqueles seis que um sentimento de quero mais ficou no ar. Então no ano seguinte, na mesma data, eles voltaram a se reunir, agora acompanhados de outros amigos, tornando o evento mais divertido e significativo quanto o anterior.


Nos anos seguintes novos amigos e conhecidos RPGistas foram se juntando aos anteriores, consequentemente engrandecendo o evento e elevando-o ao status de Festa. Neste período houve a mescla do conceito de união e das atividades ritualísticas encontradas no jogo Lobisomem: O Apocalipse que a pouco tempo havia sido inserido na sociedade RPGística da região de Belém. Então a festa passou a se denominar Festa do Caern.


As Festas do Caern, ano após ano, eram invadidas por grupos de amigos RPGistas que adotavam o clima de Lobisomem: O Apocalipse e ali apresentavam suas "matilhas", com direito a provas de Augúrio, uma assembléia em torno de uma fogueira e apresentações de seus integrantes, sendo cada um falando em alto e bom tom sua raça, augúrio, tribo e seu nome Garou.


Todo esse clima ritualístico agregava valor à festa, mas não era seu objetivo principal. Todos ali se reuniam para comemorar a amizade que cada um tinha com o outro. E todo ano uma homenagem à amizade era feita. Então o sentimento de quero mais surgiu novamente entre algumas "matilhas".

Tentativas de novas Festas do Caern foram feitas com a abertura de novos "Caerns". Algumas não passaram da primeira comemoração, outras perduram até hoje. É o caso da Festa do Caern organizado pela "matilha" dos Cabeludos e Carecas do Satélite, ou simplesmente "matilha" dos CS.


Com o passar dos anos, as reponsabilidades e necessidades da vida foram mostrando novos caminhos aos vários participantes, e assim a Festa do Caern original se extinguiu. Neste mesmo período foi passado à "matilha" dos CS a responsabilidade de realizar nos anos que se seguiram a Festa do Caern. E assim eles fizeram. Com muitas dificuldades, desventuras e desabores insistindo em desmotivá-los. E ano após ano, graças a "matilha" dos CS e ao seu lider Daniel, eles conseguiram carregar a tradição da festa.


Neste final de semana passado ocorreu a Festa do Caern de 2009. Quinze anos se passaram e o sentimento de homenagem à amizade perdura. Novas "matilhas" foram apresentadas às antigas e o clima de renovação ficou no ar. Os laços de amizade novamente foram renovados e extendidos à novas amizades formadas com aqueles que ali se faziam presentes. Os amigos distantes foram lembrados com muito saudosismo e carinho. E mais uma vez o sentimento de "quero mais" ficou no ar.

"Matilhas" que se fizeram presentes na Festa do Caern:

- Matilha dos CS;

- Matilha do Sexteto;

- Matilha da Fissura;

- Matilha da Madrugada;

- Matilha dos Quase Todos;

- Matilha dos Miguelitos;

- Matilha da Canoa Furada.

Obs: peço perdão caso eu tenha esquecido de alguma "matilha" ou errado o seu nome.


3 comentários:

Mike Wevanne disse...

AqueleQueFalaParaDentroDoCeará diz: "Que venha a do próximo ano! Hehe.

Gilson Rocha disse...

Muito doido!

Gilson

Daniel Coimbra disse...

Eu estava lá!

: )

Postar um comentário