22 de novembro de 2009

Abolethic Sovereignty Trilogy - Romance de Forgotten Realms.



Salve amigos roladores de dados,

Em minha busca por informações RPGísticas para vocês leitores, achei esse texto bastante interessante sobre uma trilogia escrita por Bruce Cordel para Forgotten Realms. Essa trilogia, assim como a trilogia Transitions (mostranda no post anterior) trata sobre as mudanças que a Praga Mágica trouxe ao mundo de Toril. No entanto, os elementos mostrandos na obra de Cordell tem um espírito mais complexo. Confiram.

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR ESTÁ CARREGADO DE SPOILERS!!!!

"Não é freqüentemente que uma série de fantasia focaliza somente em um personagem. Dado a natureza épica de tais contos, até mesmo o protagonista mais constrangedor precisa de auxílio. Interesses de amor, melhores amigos, antagonistas que nós amamos odiar, veteranos de guerra grisalhos, e objetos sensíveis com atitudes são todos os candidatos bons para dar qualquer lista algum sabor extra, como também proporciona aos leitores outras opções se um personagem não desenvolver à preferência deles (leitores).

O truque, entretanto, é ter certeza que os leitores estão dando ampla oportunidade para apreciar personagens secundários, ou até mesmo protagonistas múltiplos, antes de nos prender vigorosamente a um só. Saltos de personagem esperados de capítulo para capítulo deveriam terminar em um turno breve de frustração que personagem A deixou a fase temporariamente antes de perceber aquela verificação dentro em personagem B, C e D deveria provar da mesma maneira que agradável.



Plague of Spells (Praga de Magias, na tradução literal), a primeira entrada em a Abolethic Sovereignty de Bruce R. Cordell, é um exemplo de uma transição lisa e acreditável de personagem para personagem, entretanto o primeiro salto é um pouco duro. Em menos de vinte páginas em Plague of Spells, protagonista e monge; Raidon Kane agüenta ao testemunho ao Spellplague (Praga Mágica, na tradução da Devir), a manifestação caótica do assassinato de Mystra, guardiã de toda a magia no mundo de Toril. Tudo e todo o mundo ao redor de Raidon é destruído pelo fogo azul, e como capítulo 1 corta abruptamente, tão também faz o mundo de Raidon voltar-se a escuridão.

Após 10 anos da terrível Praga Mágica que a narrativa continua. A magia em Toril foi transformada. Muitos magos deixaram de ser capazes de criar uma chama minúscula até mesmo para iluminar o caminho deles. Aqui está, depois de tal introdução surpreendente para Raidon Kane que autor Bruce Cordell nos apresenta aos novos personagens, muitos de quem parecem inicialmente bastante tediosos. Porém, Isso não quer dizer que eles são sombrios. Um personagem tem a capacidade de sair do corpo enquanto dorme. Outro personagem é viciado ao “Pó de Viajante”, uma droga que aumenta os sentidos do usuário, mas que também traz um grande risco de morte. As lutas internas deles são bastante interessantes e uma história de amor se desenvolve entre dois personagens, levando (consequentemente) e um gancho para o livro II.

Por que, então, eu julgo os personagens tão tediosos quando o que realmente interessa é outra coisa? Por causa de Raidon Kane. Raidon é rasgado fora tão violentamente do leitor no início do livro que a histórias dos personagens restantes parece frustrante. Muitas perguntas sobre Raidon Kane começam a surgir. O que aconteceu a ele? Por que aconteceu? Ele ainda está vivo? E nesse caso, que mudanças ele sofreu? Eu me achei tão ansioso em receber respostas a estas perguntas que a mudança de lugares e personagens foi mais chocante do que agradável.
.

O trauma causado pela Praga Mágica transformou o monge em guerreiro com amnésia temporária, e esta perda de identidade põe o leitor no lugar do personagem. Embora Raidon aparecesse tivesse participação em outros trabalhos sobre Forgotten Realms, não se sabe muito sobre ele: sabe-se até então que ele tem uma filha e é um caçador. Quando Raidon começa a recuperar sua memória, ele tenta buscar informações sobre sua filha que desapareceu após a Praga Mágica, Raidon não sabe, muito menos você leitor. O resultado disso é a falsa conexão com o personagem, como também com o próprio mundo.

Os leitores, com certeza, ficarão curiosos com as mudanças que Faerûn sofreu devido a Praga Mágica. Olhando pelos olhos de Raidon Kane, muitas perguntas serão respondidas, entretanto, muitas outras ficarão para serem respondidas nos próximos livros da trilogia e provavelmente outras obras que tenham Forgotten Realms como pano de fundo.



Praga de Magias é uma excelente obra da crescente biblioteca de Forgotten Realms. É um livro catastrófico e excitante em uma obra só, seguido de personagens bastante interessantes que prenderão a atenção do leitor a cada página."


Escrito por: David Craddock.
Traduzido por: Yuri "Seth" Alves.

Fonte: Fantasy Book Critic ( http://fantasybookcritic.blogspot.com )

É isso aí pessoal, na próxima eu posto sobre o livro II escrito por Bruce Cordell.

Abraços!!!


Yuri Ferreira Alves - Seth
RPGA Master Level GM
Sênior GM / RPGA-Belém.

1 comentários:

Postar um comentário