29 de outubro de 2009

O Fim do Novo Changeling

Confrades, hoje falaremos do fim de Changeling – Os Perdidos. Muitos devem estar surpresos, pois o mesmo ainda nem foi lançado no Brasil. E realmente, o livro básico de Os Perdidos (previsto ser publicado do em dezembro de 2009 – o que provavelmente só irá acontecer no final de 2010 ou meado de 2011) ainda não saiu e mais triste é que em Julho de 2009 saiu o nono e último livro da série: “Swords at Dawn”.

O fim prematuro, justificado por Ethan Skemp (escritor da revista online da White wolf) foi devido o próprio rumo do cenário. A seqüência dos fatos narrados no decorrer dos livros culminou em um fim ‘necessário’, o qual, se não ocorresse, poderia deixar o cenário, e tudo que já tinha sido publicado, com um ar não-natural, com clima de extensão forçada. Dessa forma, preferiram encerrar o cenário a prolongar e eventualmente, estragar o mesmo.

Particularmente, divido esta forma de pensar. Prefiro que uma obra tenha um fim curto (por mais triste e saudoso que seja) ao vê-la se estender ao ponto de ficar monótona ou meramente comercial. Essa justificativa é um tanto aceitável, pois Os Perdidos fizeram muito mais sucesso que Changeling – O Sonhar, e se fosse o contrario, provavelmente, esta seria a justificativa do fim. Mas pelo menos o grande sucesso de Os Perdidos nos dá a esperança de haverem novas publicações para o cenário, como aconteceu recentemente, com o lançamento de "Goblin Market", o qual está sendo vendido apenas em formato digital (.pdf) pela White Wolf.

Segue então a lista dos nove livros que compõem o Changeling – Os Perdidos:Um grande abraço, e até próxima quinta.
Glauber, eterno Nocker Zumbi.

0 comentários:

Postar um comentário