23 de outubro de 2009

Entrevista com Otávio Gonçalves.



Salve, roladores de dados!

Com a data do lançamento do livro Poder Marcial (o primeiro da série Poder) se aproximando, resolvi bater um papo rápido com o Otávio Gonçalves; editor da 4ª edição do D&D no Brasil. Falamos um pouco sobre a sua função na Devir, sobre o futuro lançamento, RPGA e um pouco mais. Confira:

1. Otávio, fale um pouco sobre a sua função dentro da Devir.
Eu trabalho na Devir desde Outubro de 2008, inicialmente nas vendas de livros importados de RPG, mas ao longo dos anos fui me envolvendo com as importações e até pouco tempo, centralizava em mim a maior parte das importações da empresa. Devido ao meu contato com a Wizards of the Coast, também trabalhei junto com muitos organizadores de evento na realização de diversos Dias Mundiais de D&D.
Desde Abril deste ano, fui colocado como editor da 4ª Edição de D&D e venho tentando fazer o meu melhor. Acredito que muitos já estão impressionados com o novo ritmo dos lançamentos de D&D, mas mais do que isso, quero levar qualidade e suporte ao D&D e ao RPG em geral no Brasil.



2. Qual a sua opinião sobre a proliferação dos eventos da RPGA por todo o Brasil?
Fico feliz em saber que consegui ajudar em muito a difusão dos eventos da RPGA no Brasil. Há cerca de dois anos eles eram praticamente inexistentes, mas hoje eles vêm crescendo cada vez mais.
A maioria das aventuras da RPGA só está disponível em Inglês, o que atrapalha um pouco na divulgação, mas acho que a RPGA é um formato interessante que deve ser seguido, mesmo que talvez não copiado.


3. Muitos devem saber sobre a grande dificuldade que o Livro do Jogador 4.0 enfrentou para chegar ao mercado brasileiro. No entanto, no momento em que você ficou responsável em coordenar o projeto que envolve o D&D. Gostaríamos de saber como foi a aventura de levar os livros traduzidos as mãos do público nacional?
Principalmente o começo, não foi fácil. Tive cerca de um mês para fechar todo o projeto do Livro do Jogador, que se encontrava bastante fragmentado e incompleto. Para mim que sempre fui bastante perfeccionista, foi um choque direto com a realidade de que o ótimo é inimigo do bom. Com a data do evento de lançamento do livro já anunciada, o Livro do Jogador tinha que ser finalizado de uma forma ou de outra. Muitas noites e madrugadas foram investidas no trabalho, que no fim das contas, saiu a tempo.
O Livro do Jogador deve esgotar neste mês, mas ainda em Novembro teremos uma reimpressão. Algumas erratas serão incorporadas e disponibilizadas no site.



4. Na página de Dungeons & Dragons, no site da Devir, podemos ver o anúncio do Poder Marcial (primeiro livro da série “Poder”). Pode nos contar um pouco sobre esse esperado livro?
Não tem muito que dizer. Clássico livro com mais opções para os personagens Marciais. Particularmente, o Senhor das Feras (patrulheiro com companheiro animal) é o que mais me agrada, além de algumas trilhas exemplares interessantes, algumas das quais podem ser encontradas como prévias em nosso site.


5. Por que a escolha de lançar o Poder Marcial e não um livro de cenário de campanha (como o Forgotten Realms) após o lançamento do Guia do Mestre 4ª Edição. Qual o critério que vocês usam para lançar esse material da nova edição?
Já estamos trabalhando nos dois livros de Forgotten Realms, mas o Poder Marcial já estava traduzido e era um livro muito mais fácil de produzir, então, decidi fazê-lo primeiro. Também por se tratar do primeiro lançamento depois dos básicos, queria despachá-lo rápido, para mostrar que não ia parar ali. Fora isso, os lançamentos devem seguir o cronograma americano, exceto claro, que nem todos os livros serão lançados.


6. Otávio, pode nos dizer quais livros os fãs de Dungeons & Dragons podem esperar a data de lançamento?
Ainda neste ano teremos o Arsenal do Aventureiro, em Novembro/Dezembro e espero também conseguir lançar a segunda aventura, H2.
O escudo do mestre está pronto, mas surgiram problemas na produção, então temos que aguardar isso se resolver. Também estamos trabalhando na “Caixa Básica” do D&D. Outro foco é o site - ainda em Outubro, estaremos disponibilizando conteúdo do Manual dos Planos gratuitamente no site. Talvez não seja possível publicar todos os livros, mas nem por isso queremos privar o jogador do conteúdo de livros que não serão publicados!



Bom, é isso. Espero que tenham gostado da entrevista, pessoal. Até a próxima sexta-feria.

Lembrem-se: "Se está escrito em sua ficha, o mestre não pode contestar".

Yuri Ferreira Alves - Seth.
RPGA Master Level GM
Sênior GM / RPGA-Belém.

1 comentários:

Kosmus disse...

pó mto boa a entrevista e bom saber q existem pessoas q lutam pelo RPG no Brasil e q não nos deixa ficar sem o devido conhecimento, mal posso esperar por esse Suplemento Poder Marcial, acredito q ele vá dá mais jogabilidade e variedades de guerreiros entre outras classe que utilizam do mesmo, vlw mesmo continuem nesse cominho

PS: para o Guerreiro so existem duas velocidades caminhar e matar

Postar um comentário