9 de setembro de 2009

Saiba mais sobre o Dia D RPG

Salve povo!

Hoje estou trazendo à vocês uma entrevista que fiz com o Bruno Neves e a Nassandra Lima, coordenadores do Dia D RPG – Belém que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, na Aldeia Cabana, localizada na Av. Pedro Miranda, bairro da Pedreira.

RPG Pará: Nassandra e Bruno, vocês podem comentar sobre o que é o Dia D RPG e como ele surgiu?

Nassandra: O Dia D é um encontro nacional, que nasceu de uma idéia do Caco (Carlos Eduardo Lourenço), que lançou um convite pro Bruno para ser o representando do evento em Belém, que ocorre em dois dias em várias cidades, o dia inteiro.

Bruno: curiosamente é o “Dia” D em dois dias.

Nassandra: É... em várias cidades... a duração é o dia inteiro basicamente. Da manhã até a noitinha, sempre em um sábado e em um domingo. Esse será o terceiro ano e o objetivo é reunir todos os jogadores e pessoas que queiram conhecer o RPG.

RPG Pará: Então vocês fazem parte de um grupo maior que de alguma forma estão conectados por um núcleo. Correto?

Bruno: Isso. A gente começou a se reunir no final de 2006, quando eu estava tentando organizar o que viria a ser um encontro paraense de RPG. Eu mandei o material do encontro para a Devir e o Jaime, que trabalhava lá e é o diretor da Ludus, me falou que o Caco, que também trabalhava na Devir, estava organizando um evento nacional e que quando ele voltasse de férias ele pediria para eu entrar em contato comigo.

Nassandra: Por coincidência a idéia casava.

Bruno: O Caco entrou em contato comigo e ai ele mandou o material todo. Eu engavetei a idéia do encontro paraense e fui com ele fazer o Dia D RPG. Ele que entrou em contato com organizadores de eventos de outros estados. O núcleo é lá em São Paulo e então nós nos reunimos todo mês via MSN para decidir as coisas. Assim foi em 2007 e 2008. Este ano ele teve que sair da Devir e daí nós organizadores é que assumimos tudo e estamos ai para fazer o evento.

RPG Pará: Além de Belém, quais são as outras cidades que fazem parte desse grupo?

Bruno: Tem! Temos Belém, Araraquara em São Paulo, Manaus, Macapá, Maceió, Salvador, São Luis, Vitória no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo capital, Sorocaba, Florianópolis e São Caetano do Sul que fica no Rio Grande do Sul. O que eu lembro agora de cabeça são esses.

RPG Pará: Que tipo de apoio o núcleo do Dia D RPG oferece às coordenações locais?

Bruno: Eles... antes! Porque nós tivemos problemas esse ano, mas antes eles preparavam todo o material de divulgação lá por São Paulo, então eles enviavam, assim como brindes, livros para serem sorteados, pôsteres, camisas, bonés... mas conseguimos o dinheiro de patrocínio por aqui, mandávamos para São Paulo e eles no mandavam o material já pronto, por que por lá que é muito mais barato do que fazer aqui.

Nassandra: Só que esse ano muda, né?

Bruno: É! Esse ano mudou.

RPG Pará: Pelo seu relato a parceria antes era com a Devir, e agora? Quais parcerias surgiram após a ausência da parceria com a Devir?

Bruno: Atualmente nós só temos a Devir patrocinando os pôsteres, os cartazes do evento e ainda estamos negociando os brindes com ela. Somente isso.Perdemos quase todo o contato que tinhamos com a Devir. Ela bancava praticamente todo o evento e tudo foi perdido foi perdido. Quanto à parcerias locais, não há nenhum. Tinha a Caverna do Gibi, mas a gente já não sabe mais como eles estão já que fecharam a loja física. A gente vai tentar entrar em contato com eles e com alguma outra loja daqui pra ver se consegue algum apoio para fazer o evento.

RPG Pará: No caso de houver parceiros interessados, como que poderia entrar em contato?

Bruno: Pelo meu e-mail chuvavermelha@gmail.com, pela comunidade RPG Belém no Orkut e aos domingos aqui no Parque da Residência.

RPG Pará: Voltando às perguntas sobre o evento. Já sabemos que o local será na Aldeia Cabano, nos dias 26 e 27 de setembro. Vocês já tem alguma programação das atividades?

Bruno: Ainda não. Ainda não defini, mas basicamente eu vou colocar duas ou três atividades fora as mesas de jogo. No sábado terá o Dia Mundial de D&D que acontecerá junto com o Dia D RPG no mesmo espaço. Ainda no sábado deverá acontecer o Encontro de Blogs de RPG, no final do dia. Já no domingo a gente passa para a palestra do RPG e Educação e a palestra de Criação de Jogos.

RPG Pará: Nós vimos pelos anúncios do evento na comunidade RPG Belém no Orkut que as inscrições para as mesas e jogadores. Seria interessante que você reforçasse esse tema aqui na entrevista.

Bruno: Estão abertas na comunidade RPG Belém no Orkut. Cada mestre pode criar um tópico da sua mesa na comunidade. Serão 6 vagas de jogador por mesa, sendo 5 para inscrições e 1 ficará em aberto para jogadores iniciantes, basicamente.

RPG Pará: O que precisa fazer para participar de todo o evento?

Bruno: Só ir no Aldeia Cabano levando 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro de RPG que será doado para o pessoal de lá, onde a gente está fazendo uma oficina de RPG e não temos livros. Eu uso os meus. Então queria deixar para eles usarem. Tem um pessoal legal lá que já está criando jogos. Tem três meninos que já vão começar a narrar no Dia D.

RPG Pará: Olha que interessante!

Bruno: No segundo dia de jogo eles já criaram os mapas de jogo e as miniaturas deles em cartolina, ai... por isso que eu queria poder doar, além do alimento, um livro de RPG pra eles, seria muito legal.

RPG Pará: Há mais alguma informação que vocês julguem ser interessante repassar aos leitores?

Bruno: Nunca achei que o Dia fosse chegar ao terceiro ano, pelo menos não em Belém, onde falta certa Unidade aos Rpgistas, este ano o Dia D terá um Caráter mais Inclusivo por conta da participação dos alunos das Oficinas que ministro na Aldeia Cabana, são cerca de 50 jovens que irão participar do evento este ano, 50 novos jogadores, nunca tinha conseguido tantos jogadores de uma vez só!!. Infelizmente, mais uma vez o Dia D não será do jeito que eu gostaria, é difícil conciliar família, trabalho e a organização do evento, mas faço o melhor que posso. Enquanto o ônus do evento for só de uma pessoa, o evento nunca vai agradar a todos, mas espero vocês lá dias 26 e 27 de Setembro para rolar os dados.

0 comentários:

Postar um comentário