3 de setembro de 2009

Perfil do RPGista: Rodolfo "Jaguar"

Salve povo!

Hoje estarei modificando um pouco a proposta de conhecer o perfil dos jogadores de RPG do Estado do Pará. Como nem sempre é muito facil contactar RPGistas que queiram participar da entrevista estou modificando o título da sessão para Perfil do RPGista. Desta forma estarei mais livre para buscar interessados em participar sem o compromisso de apresentar toda semana um perfil novo.

Enquanto isso, reintero meu convite. Estamos procurando por RPGistas que queiram participar do Perfil da Semana e que estejam residindo (morando) em algum município do Estado do Pará. Para participar basta enviar um e-mail para r4gabash@gmail.com informando em qual município do estado mora, enviar uma foto do RPGista e as respostas das 14 perguntas frequentemente usadas nas entrevistas.

1) Qual o seu nome?
Rodolfo Pereira Brito

2) Você tem algum apelido? Caso sim, qual é?
JAGUAR

3) Qual sua data de nascimento?
21/10/1979

4) Qual a sua naturalidade?
Campina Grande/PB

5) Qual a sua formação educacional e/ou profissional?
Engenheiro Ambiental e Professor Universitário

6) Você joga RPG a quanto tempo?
Pelo menos 12 anos

7) Como você conheceu o RPG?
Através de livros jogo e posteriormente por amigos.

8) Qual(is) o(s) seu(s) jogo(s) de RPG favorito(s)?
Mago, vampiro, lobsomem e tagmar

9) Qual o tipo de personagem que você mais gosta de interpretar?
Personagens que desenvolvem habilidade com magia

10) O que você prefere ser: mestre ou jogador?
Tanto faz o importante é a diversao e a reuniao dos amigos

11) Você está atualmente participando de alguma campanha?
Caso sim, qual é? Estou participando como jogador de um sistema novo (em fase de teste) criado pelo Rafael Viegas Conde e estou preparando uma campanha de vampiro onde todo o grupo pertencerá a um clã de vampiro e o cenário é Belém. Entretanto uma das história que mais gostei de elaborar foi uma campanha onde iniciamos o jogo em 1000 antes de Cristo e no processo o jogo foi evoluindo ao longo do tempo e passamos por diversas fases históricas da humanidade...

12) Você está participando de algum projeto ou trabalho voltado ao RPG?
No momento não. Mas ja estive a frente do projeto Belém By Night como um dos diretores da cidade e também assumi a Coordenação Nacional do Projeto Brasil By Night como Diretor de Clã e Posteriormente como Diretor de Comunicação onde avaliava as histórias das cidades para atualização e aprovava novos projetos pelo pais.

13) Qual sua opinião sobre o cenário do RPG no Pará?
Em termos de jogo:Bem interessante, devido as peculiaridades da cultura paraense e o próprio cenário, floresta amazônica, é possivel aos narradores e jogadores explorar diversas possibilidades em histórias e aventuras.Em termos de jogadores: temos uma galera que sua a camisa para manter o RPG vivo em Belém, mesmo com os proprios jogadores nem smepre valorizando estes esforços. Mas no geral temos bons jogadores na cidade, a galera preza a diversao no jogo a criatividades e no final todos tem suas vontades "rpgisticas" atendidas. O bom é saber que depois do jogo a galera se reune e para conversar firmando a amizade gerada pelo RPG.

14) Você gostaria de deixar algum recado para os RPGistas?
O RPG é hoje tido como um meio de desenvolvimento da pessoa, no sentido da criatividade, interesse pela leitura e censo crítico, comprovado por alguns estudos realizados, inclusive de amigos nossos aqui de Belém que desenvolveram dissertaçoes de mestrado avaliando a relação do RPG e o processo de aprendizagem firmando ainda mais os benefícios obtidos pelo jogo. O importante nisso tudo é firmarmos o RPG como um jogo saudável, ainda mais quando o mesmo é marcado por uma série de preconceitos da sociedade e de algumas religiões sem esclarecimento. Durante as fases do Belém By Night pude observar o grande trunfo do RPG, a relação das amizades criadas, amizades estas que se não fosse o RPG nunca teriam sido criadas por diferenças culturais, sociais e de personalidade.O RPG consegue reunir as diferenças e mostrar as possibilidade de convivência, fato observado pelos diversos grupos que se criaram como consequencia do Projeto Belém By Night e os que até hoje se formam nos diversos projetos paralelos e jogos de mesa.

0 comentários:

Postar um comentário