31 de maio de 2009

Saiba mais sobre a RPGA

Salve povo! Num bate papo interessante com o Yuri “Seth”, coordenador da Role-Playing Game Association - RPGA em Belém, pude entender melhor sobre os detalhes do projeto. Vamos a eles:

RPG Pará: O que é a RPGA?

Yuri: “A RPGA é um dos braços da Wizards of the Coast. Empresa que faz o D&D, Magic: The Gathering e as miniaturas de D&D. A RPGA nada mais é do que um clube, uma associação de jogadores. A RPGA, como forma de incentivo, envia material para que esses jogadores possam jogar mais os produtos da Wizards of the Coast. A RPGA existe a cerca de 20 anos.”

RPG Pará: O que é preciso fazer para fazer parte da RPGA?

Yuri: “Qualquer um pode se tornar membro da RPGA. Basta preencher um requisito básico que é participar de um jogo oficial. Depois disso, é fornecido uma carteirinha onde tem um número e consequentemente será fornecida uma senha. Com este número e esta senha, eles vão poder acessar o banco de dados pessoal do membro dentro do site da RPGA. Os jogadores poderão ver a progressão da ficha dele, das fichas oficiais. Vão ver a pontuação que cada membro tem em relação a cada evento em que eles já participaram.”

RPG Pará: Como seriam dadas as pontuações?

Yuri: “Seguinte… a RPGA do geito que ela puder incentiva ao jogador permanecer usando os produtos da empresa (Wizards of the Coast) de duas formas. Primeiro! Cada evento que o jogador participar, conta como 1 ponto. Esse ponto é registrado no banco de dados da RPGA e a cada temporada, de 4 em 4 meses, é feita uma contagem. O resultado da soma desses pontos definirá o brinde em que a empresa irá enviar aos jogadores. Então vem o jogador, se cadastra e se torna membro da RPGA. Sem a carteirinha da RPGA ele não pode participar de um evento oficial. Por exemplo: se o jogador se cadastra num evento, perde a carterinha, e não sabe o número, no próximo evento ele não poderá participar, assim como não pdoerá fazer um segundo cadastro. Isso é contra as regras do RPGA.”

RPG Pará: Quem seria responsável pelos eventos oficiais?

Yuri: “Vem o jogador e se cadastra no evento do RPGA. Ele terá o direito de participar dos eventos oficiais, mas não tem o direito… não tem o poder de organizar o evento. Pra isso, existem os níveis de mestre dentro da Associação. O que são? Os níveis são três: Herald Level (Nível Arauto) que é o nível básico; depois vem o Master Level (Nivel Mestre) que é o nível médio; e tem o Paragon Level (Nível Paragon) que é o nível alto. O jogador que é um membro da RPGA e deseja organizar eventos oficiais na sua cidade, ele precisa acessar o banco de dados do membro e acessar o Teste de Herald. Mas como é esse teste? Esse teste são 20 perguntas em inglês sobre os três livros básico do sistema. Perguntas básicas sobre os livros do mestre, dos monstros e do jogador. Ele terá 60 segundos para responder essas perguntas, sendo que para passar no Teste de Herald só poderá erra apenas uma pergunta.”

RPG Pará: Quais os direitos e deveres de um Herald Level?

Yuri: “Ele terá o direito de baixar a aventura, baixar as fichas, agendar e dividir entres os mestres. Há o limite mínimo de jogadores para as mesas de 4 e o máximo de 6. Depois o mestre tem o dever de fazer que o evento ocorra. Após o evento realizado, o mestre tem 8 dias para para reportar à RPGA, com as informações básicas, os números de cada jogador, tanto dos novatos como dos já membros da RPGA. Se não, o arquivo irá ficar em aberto. Se ficar muito tempo em aberto, uma penalidade será contada. Muitas penalidades faz com que a RPGA retire do Herald o direito de organizar eventos, ou seja, o Herald com muitos deméritos deixar de ser um Herald. Ele volta a ser simplesmente um jogador. Um Herald po fazer três eventos: Home Games (Jogos em Casa), Game Days (Dias de Jogo) e Conventions (Convenções). Os Home Games são aqueles tipo de eventos caseirão mesmo! Daqueles que tu pega os teus colegas de mesa convencional, agenda o evento, baixa a aventura e joga na tua casa. Já o Game Day já é um evento de porte médio, onde poderá ser agendado 3, 5 10 ou 15 aventuras. Se não me engano. O Game Day é um dia dedicado somente ao jogo, com várias mesas e um local público, de preferência, como parques, shoppings, etc. O Convetion são aqueles grandes eventos, de grande porte, onde são organizados mais de 20 mesas.”

RPG Pará: Como são reportadas as aventuras para a RPGA?

Yuri: “No finald e cada aventura há um questionário, com perguntas referentes aos aocntecimentos da aventura. Estas perguntas, depois de respondidas, são enviadas junto com o reporte, odne a RPGA vai fazer a contagem de todas as venturas da mesma região para então fazer uma estatística sobre qual foi o cmainho amis seguido pelas mesas do mundo todo. O resultado das estatísticas obtidas pelos cmainhos tomados é que vai se tornar oficial nos livros de Forgotten no decorrer da campanha.

RPG Pará: As campanhas usadas nas mesas do RPGA são também usadas em outras mesas do mundo?

Yuri: “Sim! Existem as campanhas oficiais da RPGA. Tinha a de Grey Hawk, que era a Expedição de Chendrix, não tenho certeza o nome, cuja campanha terminou no começo de 2009. Tem a de Star Wars Saga, que já esta no nível 11 de perosnagem. E tem o living Forgotten Realms, que teve início no fim do ano de 2008, para comemorar o lançamento da 4ª Edição. O Living Forgotten Realms é uma campanha viva onde escritores selecionados em vários paises forma um que é chamado de Tríade. A Tríade é compsota pela pessoa que irá escrever a aventura, pela pessoa que vai organizar o evento, e a outra que vai ser aponte de contato, é aquela que vai captar o recurso. Essa Tríade é responsável por uma região. Existe o mapa de Forgotten, e cada região, cada reino é dividida para uma região do mundo (planeta terra). O Brasil, felizmente, foi presenteada coma região de Baldurs Gate.”

RPG Pará: Quem são os componentes da Tríade responsável pelo Brasil?

Yuri: “Tem o Otávio, da Devir Livraria, que é o diretor de enredo, ou seja, responsável por criar a aventura. Tem o Caco que é o diretor de eventos, ou seja, é o que organiza a parte da logística dos eventos em si. O terceiro memro da tríade é um mexicano cujo nome não estou lembrado. Esses três são responsáveis por manter o contrle no Brasil, eles nos mantém informados nos dias em que vai acontecer a aventura. Eles ajudam os novos mestres com idéias para realizar os eventos. A estórias criadas pelos diretores de enredo de cada região, independente de qual seja, é plot oficial.”

RPG Pará: Então quer dizer que os jogadores do Brasil só poderão jogar as aventuras de Baldurs Gate?

Yuri: “Não! O mestre brasileiro não é obrigado a baixar somente as aventuras de Baldurs Gate. Ele pode baixar de qualquer região.

RPG Pará: Para aqueles jogadores de Belém que quiserem participar, o que ele precisam fazer?

Yuri: “Aqui em Belém existem dois eventos oficiais ligados a RPGA. O priemiro é o evento queeu organizo, que é o RPGA Belém. Um evento mensal que acontece sempre no penúltimo final de semana de cada mês no Parque da Residência odne acontece de 3 a 5 mesas oficiais do RPGA. Porém esse número não é fixo. Se tiverem emstres dispostos a mestrar e jogadores a participar, podem vir que eu irei fornecer a aventura. Quanto mais, melhor! Se o jogador estiver interessado… é só vir participar. Não precisa pagar nada, tanto para se inscrever quanto para jogar. Basta fazer uma simples inscrição, que eu disponibilizo por e-mail (yuri.seth@gmail.com). No final da aventura eu dou uma carteirinha onde ele estará cadastrado. Depois disso ele tem todo o direitod e vir participar, bastando apresentar a carteirinha e ele será bem vindo.”

---------------------------------------------------------------

É senhores e snehoras que lêem este blog. É um projeto deveras interessante e confesso que já fiz a minha inscrição. Gosto de campanhas onde os feitos podem proporcionar resultados em estórias que outros participam. Portanto eis que vos digo que vou aparecer no próximo encontro da RPGA Belém e dar início ao saga da minha Diana, a Humana Ranger.

Para aqueles que quiserem tirar mais dúvidas, na home page da Devir Livraria tem uma página (http://www.devir.com.br/rpg/rpga.php) com todas as informações ditas pelo Yuri assim como outras que possam vir a serem itnressantes.

1 comentários:

Seth disse...

Fala Ragabash...Cara, dei uma melhor pesquisada sobre a idade da RPGA....e ela tem cerca de 29 anos.Quase 30 verões heheehehehe....

Postar um comentário